DE ENCONTROS, TENSÕES E NEGOCIAÇÕES: PROCESSO ESCOLAR ENTRE IMIGRANTES E DESCENDENTES NO ‘PRATA’ (NOVA PRATA/RS, 1898 – 1929)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46i2.67962

Resumo

Analisar o processo escolar que emergiu do encontro entre distintos grupos de imigrantes, no qual negociações e tensões geradas pelas diferenças estiveram presentes, bem como mapear as iniciativas públicas, privadas e confessionais, que permitiram que o nascente município contasse com escolas, é o objetivo do artigo. O recorte temporal da análise abrange o período da colonização, 1898, e se estende até 1929, quando, cinco anos após a emancipação do município do Prata, foi instituído o Grupo Escolar do Prata. A análise documental histórica mobilizou relatórios da intendência, fotografias, jornais, Livro de Tombo e correspondências. O referencial teórico foi auferido na História Cultural e História da Educação. As iniciativas escolares e o encontro de diferentes grupos no espaço de convivência, a sala de aula, produziram negociações, tensões e demandas aos professores. 

PALAVRAS-CHAVE: Etnias. Imigrantes. Escolas. Diversidade Cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Terciane Ângela Luchese, Universidade Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil, taluches@ucs.br

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade de Caxias do Sul (1997), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Educação na UNISINOS (2008). É professora da Universidade de Caxias do Sul, atua na graduação e nos Programas de Pós-Graduação em História e no de Pós-Graduação em Educação - Curso de Mestrado e Doutorado, sendo atualmente a coordenadora do PPGEdu/UCS. É bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Sonia Prigol Pagnoncelli, Universidade Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil, sppagnoncelli@ucs.br

Licenciada em Pedagogia (UCS). Mestranda em Educação (UCS). Professora da Educação Básica na rede municipal de ensino de Nova Prata/RS.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

LUCHESE, T. Ângela; PAGNONCELLI, S. P. DE ENCONTROS, TENSÕES E NEGOCIAÇÕES: PROCESSO ESCOLAR ENTRE IMIGRANTES E DESCENDENTES NO ‘PRATA’ (NOVA PRATA/RS, 1898 – 1929). Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 2, p. 482–501, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46i2.67962. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/67962. Acesso em: 28 mar. 2024.