EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: ASPECTOS FUNDAMENTAIS DA DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO AOS REFUGIADOS VENEZUELANOS EM MANAUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46i2.67780

Resumo

Este artigo se propõe a analisar o atendimento educacional aos refugiados em Manaus nos anos de 2017 e 2018, como parte do processo de democratização da educação brasileira, no qual o conceito de Direitos Humanos é entendido como garantia universal dos países signatários da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948). O estudo é de natureza bibliográfica e documental, com bases teóricas imprescindíveis para uma compreensão consubstanciada em relação aos conceitos. Os resultados retratam a compilação dos processos, formatos e desafios no atendimento educacional aos estudantes refugiados em Manaus como parte fundamental do direito de acesso e permanência ao sistema público de ensino.

PALAVRAS-CHAVE: Democratização. Educação. Refugiados. Política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiane Maia Garcia, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil, fgarcia@ufam.edu.br

Docente do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE/UFAM - Linha de Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional. Doutora em Educação pela Universidade de Minho - Portugal (2015), mestra em Sociedade e Cultura na Amazônia - UFAM (2005), com graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Amazonas (1995). Professora Adjunto IV da Universidade Federal do Amazonas, Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação, Coordenadora do Forpred Nacional e professora do Curso de Pedagogia.

Leandro Harisson da Silva Vasconcelos, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil, leandro-vasconcelos@outlook.com

Doutorando em Educação, na linha de Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional, pelo Programa de Pós-graduação em Educação, PPGE/UFAM. Mestre em Letras, na área de concentração em Estudos Literários, pelo Programa de Pós-graduação em Letras, PPGL/UFAM. Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela Faculdade de Educação, FACED/UFAM. Graduado em Letras pela Universidade Federal do Amazonas. Graduado em Pedagogia pela Universidade Nilton Lins. É professor da Secretaria de Educação de Manaus, atuando como assessor pedagógico interdisciplinar.

Diego Fernandes Pinheiro, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil, diegoufam4@gmail.com

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Graduado em Pedagogia na Universidade Federal do Amazonas com habilitação em Orientação Educacional e Supervisão Escolar.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

GARCIA, F. M.; VASCONCELOS, L. H. da S. .; PINHEIRO, D. F. EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: ASPECTOS FUNDAMENTAIS DA DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO AOS REFUGIADOS VENEZUELANOS EM MANAUS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 2, p. 712–727, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46i2.67780. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/67780. Acesso em: 28 mar. 2024.