DIMENSÕES EDUCACIONAIS DA EQUIDADE RACIAL: UM PROJETO INTERDISCIPLINAR SOBRE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS PARA CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.67773

Resumo

Neste relato de experiência, apresentamos e discutimos o projeto Cultura afrodescendente, desenvolvido em duas turmas de 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do centro-oeste paulista, com base na metodologia dialética, em que as atividades propostas perpassaram pela síncrese, análise e síntese de forma problematizadora, interativa e criativa, desenvolvendo a dialogicidade e a análise crítica dos conhecimentos sobre a África, entendendo-a como o berço da humanidade e reconhecendo a sua presença e importância na formação do povo brasileiro, instrumentalizando os/as estudantes para transformarem a forma de compreenderem e agirem no mundo. A partir da realização desse projeto, as crianças tiveram a oportunidade de (re)conhecer a cultura afrodescendente como inerente à nossa identidade e de minimizar as ideias preconceituosas e discriminatórias disseminadas ao longo da história. Durante a execução do projeto foi possível perceber que as crianças já se apropriavam do conhecimento e manifestavam mudanças em suas concepções e atitudes em relação às culturas africanas e às representações de si.

PALAVRAS-CHAVE: Equidade Racial. Interdisciplinar. Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca de Oliveira, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, São Paulo, Brasil, bianca.deoliveira3@gmail.com

Mestre em Educação: Docência para Educação Básica (UNESP Bauru/SP – 2021). Professora da Educação Básica no Sistema Municipal de Bauru.

Jamile de Oliveira, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, São Paulo, Brasil, deoliveira.jamile@gmail.com

Mestranda em Educação: Docência para Educação Básica (UNESP Bauru/SP). Professora da Educação Básica no Sistema Municipal de Bauru.

Downloads

Publicado

2022-04-30

Como Citar

OLIVEIRA, B. de; OLIVEIRA, J. de. DIMENSÕES EDUCACIONAIS DA EQUIDADE RACIAL: UM PROJETO INTERDISCIPLINAR SOBRE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS PARA CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 47, n. 1, p. 43–58, 2022. DOI: 10.5216/ia.v47i1.67773. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/67773. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos