AS INTERFACES DA FIGURA DO PROFESSOR: CAMINHOS E DESCAMINHOS DA (DES)PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.65170

Resumo

O presente artigo, inicialmente, tem por finalidade discutir acerca das interfaces da figura docente, no que concerne à ética profissional, ao processo de (des)profissionalização e aos caminhos e descaminhos percorridos, assim como visa apresentar os percursos dessa formação, apontando os dilemas, possibilidades, embates e ajustes. Nesse sentido, buscamos aclarar e responder esses tensionamentos, os quais são fortemente evidenciados na contemporaneidade. Portanto, alguns questionamentos circunscrevem este artigo, a saber: como a formação ética profissional é construída? De que forma a (des)profissionalização impacta na constituição da ética profissional e quais os desafios enfrentados nesse contexto educacional frente a essas demandas na trajetória docente? Ademais, os construtos teóricos coadunam a partir dos pressupostos de Sacristán (1995), Kleiman (2001), Tardif (2014), Reis (2020) e demais autores, que colaboram para o escopo do texto. Por fim, este artigo elucida que a profissionalização e a ética profissional são elementos fundamentais e integrados às práticas docentes e à formação no enfrentamento à desprofissionalização.

PALAVRAS-CHAVE: Ética Profissional. (Des)profissionalização. Formação Docente. Trajetória Docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cintia Bárbara Silva Borges, União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME), Lauro de Freitas, Bahia, Brasil, cintiabarbara11@hotmail.com

Mestra em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2018), Especialista em Língua Inglesa pela Universidade Salvador - Unifacs (2012). Possui graduação em Letras vernáculas com Língua Inglesa e Respectivas Literaturas pelo Centro Universitário Jorge Amado (2007), Participante do Grupo de Pesquisa do CNPq Decolonidade, Linguagem, Identidade e Educação- DECOLIDE. Atualmente é Professora de Língua inglesa na União Metropolitana de Educação e Cultura - UNIME e do Colégio Municipal Profª. Daúlia Angélica.

Itamaray Nascimento Cleomendes dos Santos, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil, itamaray.nascimento@hotmail.com

Mestra e doutoranda em Língua e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia - PPGLinC/UFBA. Licenciada em Letras/Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus I (2015). É integrante do Grupo de Pesquisa Decoloniade, Linguagem, Identidade e Educação - DECOLIDE.

 

Downloads

Publicado

2021-12-24

Como Citar

BORGES, C. B. S.; SANTOS, I. N. C. dos. AS INTERFACES DA FIGURA DO PROFESSOR: CAMINHOS E DESCAMINHOS DA (DES)PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE . Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 3, p. 1531–1547, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46i3.65170. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65170. Acesso em: 29 mar. 2024.