SESSÃO ORDINÁRIA: ANÁLISE DOS DISCURSOS DOS PRESIDENTES DA PROVÍNCIA DE GOIÁS NA CONSTRUÇÃO DA FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO NO SÉCULO XIX

Autores

  • Rodrigo Silva Rocha Universidade Estadual de Goiás (UEG), Anápolis, Goiás, Brasil, rodrigosilvarocha@hotmail.com https://orcid.org/0000-0002-9008-1320
  • Sandra Elaine Aires de Abreu Universidade Estadual de Goiás (UEG), Anápolis, Goiás, Brasil, sandraeaa@yahoo.com.br https://orcid.org/0000-0001-6242-961X

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.65144

Resumo

Neste artigo analisamos os discursos dos presidentes da Província de Goiás para a construção da feminização do magistério no século XIX. As discussões se baseiam principalmente nas contribuições de Bretas (1991), Brandão (2012), Charaudeau e Maingueneau (2012), Maingueneau (2008a/, 2008c), Bakhtin (2010), Fairclough (2001) e Ramalho e Resende (2011). Trata-se de uma investigação qualitativa, com objetivo exploratório e procedimentos bibliográfico e documental. Os resultados apontam, entre outros, que não havia uma tendência a inserir as mulheres no exercício do magistério, bem como o debate sobre gênero não estava posto, mas, ao que tudo indica, havia segregação pautada na norma moral da época. Nesse sentido, a feminização do magistério na Província de Goiás foi uma construção fomentada no decorrer do Brasil Império.

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Biografia do Autor

Rodrigo Silva Rocha, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Anápolis, Goiás, Brasil, rodrigosilvarocha@hotmail.com

Mestrando do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás. Bacharel em Administração pelo Instituto de Educação Superior Unyahna de Barreiras. Supervisor administrativo, Auditor e Representante da Qualidade ISO 9001:2015.

Sandra Elaine Aires de Abreu, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Anápolis, Goiás, Brasil, sandraeaa@yahoo.com.br

Estágio Pós-Doutoral em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Mestrado em Educação, pela Universidade Federal de Goiás (1997). Especialização em História Econômica (1990), pela Associação Educativa Evangélica. Graduada em Pedagogia pela Associação Educativa Evangélica (1986) e em História pela Universidade Federal de Goiás (1987). Docente do Ensino Superior da Universidade Estadual de Goiás e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT/UEG) e do Centro Universitário de Anápolis (Uni EVANGÉLICA). Líder do Grupo Goiano de Estudos e Pesquisa em História da Educação (GGEPHE).

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Publicado

17-04-2021

Como Citar

Rocha, R. S., & Abreu, S. E. A. de. (2021). SESSÃO ORDINÁRIA: ANÁLISE DOS DISCURSOS DOS PRESIDENTES DA PROVÍNCIA DE GOIÁS NA CONSTRUÇÃO DA FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO NO SÉCULO XIX. Revista Inter Ação, 46(1), 341–356. https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.65144

Edição

Seção

Artigos