POR UMA ESCOLA INTERCULTURAL: A SALA DE AULA COMO LUGAR DE MUITAS HISTÓRIAS

Autores

  • Luana Barth Gomes Universidade La Salle (UNILASALLE), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil, luanabarth@yahoo.com.br http://orcid.org/0000-0002-3598-1772
  • Cristine Gabriela de Campos Flores Universidade La Salle (UNILASALLE), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil, cristinegabriela@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-9336-8557
  • Gilberto Ferreira da Silva Universidade La Salle (UNILASALLE), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil, gilberto.ferreira65@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-6294-2322
  • Cledes Antonio Casagrande Universidade La Salle (UNILASALLE), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil, cledes.casagrande@unilasalle.edu.br http://orcid.org/0000-0003-1499-1661

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.65079

Resumo

Este artigo aborda a temática da colonialidade na Educação Básica e tem como objetivo discutir a maneira como a escola brasileira tem participado na reprodução de uma única perspectiva histórica, a eurocêntrica. Para isso, estabelece um  diálogo hermenêutico a partir de conceitos e reflexões de autores decoloniais, os quais defendem a produção de um pensamento desde o sul. Sugere-se a pedagogia decolonial como um dos caminhos para se chegar a outros conhecimentos, narrativas e cosmovisões. Tal dinâmica implica um diálogo crítico sobre os conhecimentos, modos de pensar do mundo ocidental e uma abertura aos povos originários e afrodiaspóricos em terras americanas. Por fim, defende-se a proposta de uma educação intercultural, que tenha como base a pluralidade e a
ancestralidade de seus povos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Barth Gomes, Universidade La Salle (UNILASALLE), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil, luanabarth@yahoo.com.br

Doutoranda em Educação pela Universidade La Salle/Canoas com bolsa CAPES/PROSUC. Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Cristine Gabriela de Campos Flores, Universidade La Salle (UNILASALLE), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil, cristinegabriela@gmail.com

Doutoranda em Educação pela Universidade La Salle/Canoas com bolsa FAPERGS de dedicação exclusiva.

Gilberto Ferreira da Silva, Universidade La Salle (UNILASALLE), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil, gilberto.ferreira65@gmail.com

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pósgraduação em Educação da Universidade La Salle/Canoas. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural (GPEI).

Cledes Antonio Casagrande, Universidade La Salle (UNILASALLE), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil, cledes.casagrande@unilasalle.edu.br

Doutor em Educação pela PUCRS. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle.

Downloads

Publicado

17-04-2021

Como Citar

Gomes, L. B. ., Flores, C. G. de C. ., Silva, G. F. da ., & Casagrande, C. A. (2021). POR UMA ESCOLA INTERCULTURAL: A SALA DE AULA COMO LUGAR DE MUITAS HISTÓRIAS. Revista Inter Ação, 46(1), 95–112. https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.65079

Edição

Seção

Artigos