INTERAÇÕES E FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA AS PESQUISAS BRASILEIRAS À LUZ DO REFERENCIAL TEÓRICO HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Daniela Silva de Lourenço Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, Rio Grande do Sul, Brasil, danieladelourenco@hotmail.com https://orcid.org/0000-0001-8230-6510
  • Sandra Maria Wirzbicki Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza, Paraná, Brasil, sandra.wirzbicki@uffs.edu.br https://orcid.org/0000-0001-8402-7099

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.65062

Resumo

O trabalho proposto objetiva apresentar como a produção científica na área de ensino de Ciências e Biologia vem compreendendo a formação conceitual dos alunos e quais interações caracterizam esse processo de aprendizagem. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com caráter descritivo e bibliográfica. Para a análise dos dados foram usados procedimentos de Análise Textual Discursiva (ATD). A partir da análise foi possível identificar as categorias emergentes Interações no Ensino e aprendizagem de conceitos e O papel da mediação no ensino e aprendizagem de conceitos. Os trabalhos consultados trazem o uso da palavra como principal signo mediador da aprendizagem. As interações mais recorrentes apontadas são as entre professor e aluno, aluno e professor e entre pares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Silva de Lourenço, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, Rio Grande do Sul, Brasil, danieladelourenco@hotmail.com

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus de Cerro Largo/RS. Possui Especialização Lato Sensu em Orientação Educacional pela UFFS, Campus de Cerro Largo/RS. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – PPGEC, na mesma instituição.

Sandra Maria Wirzbicki, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza, Paraná, Brasil, sandra.wirzbicki@uffs.edu.br

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação nas Ciências e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Atualmente é Professora Adjunta da área de Ensino de Biologia no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza, com atuação nos estágios curriculares supervisionados, metodologia e práticas de Ensino.

Downloads

Publicado

17-04-2021

Como Citar

Lourenço, D. S. de ., & Wirzbicki, S. M. . (2021). INTERAÇÕES E FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA AS PESQUISAS BRASILEIRAS À LUZ DO REFERENCIAL TEÓRICO HISTÓRICO-CULTURAL. Revista Inter Ação, 46(1), 357–373. https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.65062

Edição

Seção

Artigos