EDUCAÇÃO E TRABALHO NAS PRISÕES DA PARAÍBA DO SÉCULO XIX

Autores

  • Suenya do Nascimento Costa Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil, suenyacosta@outlook.com http://orcid.org/0000-0002-0148-978X
  • Jean Carlo de Carvalho Costa Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil, jeanccosta@yahoo.com.br http://orcid.org/0000-0002-6930-8607

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.64980

Resumo

Este artigo tem por objetivo abordar uma experiência de aulas primárias nas cadeias da Paraíba do século XIX. Criou-se, neste processo, uma cultura escolar específica marcada pela conexão entre a escolarização, trabalho e disciplina carcerária. Os métodos de análise utilizados, documental e bibliográfico, nos apresentam alguns aspectos da composição da cultura escolar prisional. Por exemplo, as normas e controle exercidos aos alunos/presos e professores, a aplicação de punições e os métodos de ensino. Assim, é possível concluir que as aulas ofereciam limitações curriculares, restringido às noções elementares de leitura, escrita e aritmética básica, buscando ofertar apenas uma instrução prática  e elementar para o trabalho com algumas oficinas com intuito de formação dos sujeitos que realizassem uma ocupação considerada útil, mantendo, assim, o controle social e o status quo da sociedade da época.

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Biografia do Autor

Suenya do Nascimento Costa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil, suenyacosta@outlook.com

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGE-UFPB). Mestra em Educação (PPGE-UFPB). Graduação em Pedagogia (UFPB). Especialista em Psicopedagogia e em História da Paraíba. Integra no Diretório do CNPq o HISTED-BR (Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil), o GHENO (Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista), na UFPB. É membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE).

Jean Carlo de Carvalho Costa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil, jeanccosta@yahoo.com.br

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Pós-doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Professor e pesquisador da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Departamento de Fundamentação da Educação. Integra no Diretório do CNPq o HISTED-BR (Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil), o GHENO (Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista) na UFPB e o Grupo História das Instituições e dos Intelectuais da Educação no Brasil (PUC-SP). Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Atua na docência superior nas áreas de Sociologia da Educação e de História da Educação, desenvolvendo pesquisas sobre História Intelectual e dos Intelectuais, História Conceitual, Teoria e História da Educação.

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Publicado

17-04-2021

Como Citar

Costa, S. do N. ., & Costa, J. C. de C. . (2021). EDUCAÇÃO E TRABALHO NAS PRISÕES DA PARAÍBA DO SÉCULO XIX . Revista Inter Ação, 46(1), 183–198. https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.64980

Edição

Seção

Artigos