REMINISCÊNCIAS DO PATRIMONIALISMO NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.64915

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o modo como as metas e as estratégias do Plano Nacional de Educação (2014-2024) evidenciam, na relação públicoprivado, as transformações e as permanências do patrimonialismo brasileiro. Caracteriza-se como uma pesquisa documental e tem como fonte o Plano Nacional de Educação (2014-2024). Dentre o aporte teórico, mobiliza os conceitos de patrimonialismo e de relação público-privado. Utiliza como instrumento, para auxílio da produção dos dados, o software IRAMUTEQ. Os resultados sinalizam para uma permanência do patrimonialismo brasileiro, porém com modificações na relação público-privado em decorrência do fortalecimento das entidades do terceiro setor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heitor Lopes Negreiros, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitória, Espírito Santo, Brasil, heitornegreiros@hotmail.com

Graduado em Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Vila Velha; mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Franceila Auer, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitória, Espírito Santo, Brasil, auerfranceila@gmail.com

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitória, Espírito Santo, Brasil, wagnercefd@gmail.com

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo; mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor do Programa de PósGraduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo. É pesquisador com bolsa produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Eliza Bartolozzi Ferreira, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitória, Espírito Santo, Brasil, elizappge@gmail.com

Graduada em História; mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo; doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, com pós-doutoramento na École Normale Supérieure de Lyon/França. Professora Associada da Universidade Federal do Espírito Santo e do Programa de PósGraduação em Educação. É pesquisadora com bolsa produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Downloads

Publicado

2021-04-17

Como Citar

NEGREIROS, H. L. .; AUER, F.; SANTOS, W. dos; FERREIRA, E. B. . REMINISCÊNCIAS DO PATRIMONIALISMO NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024). Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 1, p. 149–165, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46i1.64915. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/64915. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos