REMINISCÊNCIAS DO PATRIMONIALISMO NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024)

Autores

  • Heitor Lopes Negreiros Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitória, Espírito Santo, Brasil, heitornegreiros@hotmail.com https://orcid.org/0000-0001-9394-1907
  • Franceila Auer Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitória, Espírito Santo, Brasil, auerfranceila@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-1913-854X
  • Wagner dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitória, Espírito Santo, Brasil, wagnercefd@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-9216-7291
  • Eliza Bartolozzi Ferreira Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitória, Espírito Santo, Brasil, elizappge@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-4100-9875

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.64915

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o modo como as metas e as estratégias do Plano Nacional de Educação (2014-2024) evidenciam, na relação públicoprivado, as transformações e as permanências do patrimonialismo brasileiro. Caracteriza-se como uma pesquisa documental e tem como fonte o Plano Nacional de Educação (2014-2024). Dentre o aporte teórico, mobiliza os conceitos de patrimonialismo e de relação público-privado. Utiliza como instrumento, para auxílio da produção dos dados, o software IRAMUTEQ. Os resultados sinalizam para uma permanência do patrimonialismo brasileiro, porém com modificações na relação público-privado em decorrência do fortalecimento das entidades do terceiro setor.

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Biografia do Autor

Heitor Lopes Negreiros, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitória, Espírito Santo, Brasil, heitornegreiros@hotmail.com

Graduado em Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Vila Velha; mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Franceila Auer, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitória, Espírito Santo, Brasil, auerfranceila@gmail.com

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitória, Espírito Santo, Brasil, wagnercefd@gmail.com

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo; mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor do Programa de PósGraduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo. É pesquisador com bolsa produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Eliza Bartolozzi Ferreira, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitória, Espírito Santo, Brasil, elizappge@gmail.com

Graduada em História; mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo; doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, com pós-doutoramento na École Normale Supérieure de Lyon/França. Professora Associada da Universidade Federal do Espírito Santo e do Programa de PósGraduação em Educação. É pesquisadora com bolsa produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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Publicado

17-04-2021

Como Citar

Negreiros, H. L. ., Auer, F., Santos, W. dos, & Ferreira, E. B. . (2021). REMINISCÊNCIAS DO PATRIMONIALISMO NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024). Revista Inter Ação, 46(1), 149–165. https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.64915

Edição

Seção

Artigos