ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ADAPTADOS AO ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS CEGOS

Autores

  • Karla Suzi Furutani Toyama Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Londrina, Paraná, Brasil, karla.ksft@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-6849-2564
  • Jacqueline Lidiane de Souza Prais Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil, jacqueline_lidiane@hotmail.com https://orcid.org/0000-0002-3658-7021
  • Marcia Camilo Figueiredo Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Londrina, Paraná, Brasil, marciafigueired@utfpr.edu.br https://orcid.org/0000-0001-5651-5984

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.64893

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar materiais didáticos adaptados ao ensino de Química para alunos cegos, elaborados por licenciandos, a fim de identificar saberes formativos docentes relacionados à proposta do Desenho Universal para a Aprendizagem. A metodologia foi qualitativa, descritiva e classificada como estudo de campo. Para a coleta de dados, ofertou-se um projeto de curso de extensão, no qual participaram 13 licenciandos em Química de uma Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A estruturação dos dados foi de acordo com a Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que os participantes, ao criarem materiais didáticos adaptados a partir da perspectiva inclusiva, compreenderam e exploraram outras vias de percepção que favorecem os processos de ensino e de aprendizagem em Química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Suzi Furutani Toyama, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Londrina, Paraná, Brasil, karla.ksft@gmail.com

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (PPGEN) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Londrina. Licenciada em Química.

Jacqueline Lidiane de Souza Prais, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil, jacqueline_lidiane@hotmail.com

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestra em Ensino, Especialista em Educação Especial Inclusiva e Políticas Públicas para Educação, Licenciada em Pedagogia. Docente na Educação Básica e na Educação Superior.

Marcia Camilo Figueiredo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Londrina, Paraná, Brasil, marciafigueired@utfpr.edu.br

Doutora em Educação para a Ciência (UNESP), Campus Bauru. Professora Adjunta na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina (UTFPR), Departamento Acadêmico de Química, Licenciatura em Química.

Downloads

Publicado

17-04-2021

Como Citar

Toyama, K. S. F., Prais, J. L. de S., & Figueiredo, M. C. . (2021). ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ADAPTADOS AO ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS CEGOS. Revista Inter Ação, 46(1), 1–16. https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.64893

Edição

Seção

Artigos