A PERSPECTIVA LIBERTADORA DA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DO PENSAMENTO FREIRIANO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA ATUALIDADE

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em introduzir um debate acerca de Paulo Freire e suas contribuições à Educação brasileira. Nesse sentido, são abordados os elementos fundamentais do seu pensamento, suas obras e suas propostas pedagógicas, bem como as principais críticas a essa perspectiva, inclusive do projeto “Escola sem Partido”. Na sequência, são apresentadas as posições de Paulo Freire diante de algumas dessas críticas e a visão do autor sobre o papel da Educação na sociedade. Visando alcançar o escopo deste artigo, o recurso metodológico utilizado baseia-se numa pesquisa bibliográfica e documental, associada a uma análise crítica da realidade brasileira na contemporaneidade. Conclui-se que as propostas de Paulo Freire permanecem atuais e imprescindíveis no enfrentamento dos grandes e complexos desafios da Educação no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Cavalcante Nicolis de Medeiros, Sem vínculo institucional

Possui Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/2006); Mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/1996); Especialização em Docência do Ensino Superior pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ/ RJ/ 2007); Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/1992).

Publicado
11-01-2021
Como Citar
Medeiros, F. C. N. de. (2021). A PERSPECTIVA LIBERTADORA DA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DO PENSAMENTO FREIRIANO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA ATUALIDADE . Revista Inter Ação, 45(3), 874-889. https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.64860