PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA DO CAMPO

Resumo

Este texto baseia-se em uma pesquisa de mestrado e busca analisar como acontecem as práticas pedagógicas em Ciências em uma escola do campo e de que forma elas contemplam as orientações curriculares da educação do campo. Utilizou-se metodologia de pesquisa qualitativa, com questionários semiestruturados, observação e análise documental; os sujeitos são educadoras de uma escola estadual de Mirassol D’Oeste-MT. Os resultados apontam: rotatividade de educadores; currículo com poucos elementos da educação do campo; falta de familiaridade com a teoria da educação do campo, além de dificuldade em realizar uma prática pedagógica que valorize os saberes e a realidade dos alunos do campo, o trabalho coletivo e a agroecologia. Cabe assegurar melhores condições de trabalho aos educadores, além de investimentos na formação continuada, de modo a aprofundar conhecimentos sobre a educação do campo e ressignificar as práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdenir de Souza Coutinho, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Cáceres, Mato Grosso, Brasil.

Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG). Especialista em Educação Ambiental pelo Instituto Cuiabano de Educação (ICE). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT). Professor de uma escola campo da rede estadual de ensino de Mato Grosso, atuando no componente curricular de Ciências Biológicas – no Ensino Fundamental Anos Finais e no Ensino Médio.

Ilma Ferreira Machado, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Cáceres, Mato Grosso, Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora sênior da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), no Programa de Pós-graduação em Educação, vinculada à linha Educação e diversidade”.

Publicado
15-01-2021
Como Citar
Coutinho, V. de S., & Machado, I. F. (2021). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA DO CAMPO. Revista Inter Ação, 45(3), 1002-1016. https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.64627