TEORIA DA CARGA COGNITIVA: APROXIMAÇÃO DE IDEIAS E CONCEITOS

Resumo

O objetivo deste estudo é problematizar a aproximação de ideias e conceitos fornecidos pela Teoria da Carga Cognitiva, Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia, as Heurísticas de Usabilidade de Interfaces e o estudo sobre aprendizado eletrônico. Para isso, descreve-se as principais características e realiza-se a convergência de princípios e diretrizes para a minimização da carga cognitiva na educação on-line. Esta pesquisa utilizou-se de estudo bibliográfico e identificou, nas obras escolhidas, 16 princípios para minimização do esforço mental do estudante, tanto na apresentação de conteúdos como na interação com o ambiente eletrônico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Falcade, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Ciência da Computação - Universidade Federal de Santa Maria. Doutoranda em Educação - Universidade Federal de Santa Maria. Linha de pesquisa: Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces. Temas de interesse: Educação Online, Educação a Distância, Carga Cognitiva e Design Instrucional.

Ilse Abegg, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Informática na Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Linha de pesquisa: Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces. Temas de interesse: TIC aplicadas a Educação, Educação científica e tecnológica, educação à distância e colaboração escolar.

Laís Falcade, Faculdade Integrada de Santa Maria

Mestre em Ciência da Computação - Universidade Federal de Santa Maria. Linha de pesquisa: Educação à distância. Temáticas de interesse: Educação a Distância e Carga Cognitiva.

Publicado
11-01-2021
Como Citar
Falcade, A., Abegg, I., & Falcade, L. (2021). TEORIA DA CARGA COGNITIVA: APROXIMAÇÃO DE IDEIAS E CONCEITOS. Revista Inter Ação, 45(3), 795-810. https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.64208