COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC):

ANÁLISE TEÓRICA E IDEOLÓGICA DA PROPOSIÇÃO SOCIOEMOCIONAL

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar teórica e ideologicamente as bases constituintes da proposição “socioemocional” por meio das dez Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para esta análise, utilizou-se o próprio documento: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017. As Competências Gerais da BNCC articulam-se aos princípios da ordem globalizante, em que se propaga a preparação emocional como requisito da atual forma de sociabilidade do capital. Como consequência, as competências socioemocionais operam na forma de controle social e condicionam psíquica e ideologicamente os interesses de manutenção do status quo social.

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Biografia do Autor

Amanda Melchiotti Gonçalves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda em Educação pela Universidade do Oeste do Paraná. Pesquisadora do Grupo de estudos e pesquisas em Política Educacional e Social – GEPPES.

Roberto Antonio Deitos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Cascavel – PR, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Colegiado do Curso de Pedagogia. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social – GEPPES.

Publicado
27-10-2020
Como Citar
Melchiotti Gonçalves, A., & Deitos, R. A. (2020). COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): : ANÁLISE TEÓRICA E IDEOLÓGICA DA PROPOSIÇÃO SOCIOEMOCIONAL. Revista Inter Ação, 45(2), 420-434. https://doi.org/10.5216/ia.v45i2.63822