COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): ANÁLISE TEÓRICA E IDEOLÓGICA DA PROPOSIÇÃO SOCIOEMOCIONAL

Autores

  • Amanda Melchiotti Gonçalves Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel, Paraná, Brasil, amandamelchiottigoncalves@gmail.com http://orcid.org/0000-0002-8600-6248
  • Roberto Antonio Deitos Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel, Paraná, Brasil, rdeitos@uol.com.br http://orcid.org/0000-0001-9150-6354

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v45i2.63822

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar teórica e ideologicamente as bases constituintes da proposição “socioemocional” por meio das dez Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para esta análise, utilizou-se o próprio documento: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017. As Competências Gerais da BNCC articulam-se aos princípios da ordem globalizante, em que se propaga a preparação emocional como requisito da atual forma de sociabilidade do capital. Como consequência, as competências socioemocionais operam na forma de controle social e condicionam psíquica e ideologicamente os interesses de manutenção do status quo social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Melchiotti Gonçalves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel, Paraná, Brasil, amandamelchiottigoncalves@gmail.com

Doutoranda em Educação pela Universidade do Oeste do Paraná. Pesquisadora do Grupo de estudos e pesquisas em Política Educacional e Social – GEPPES.

Roberto Antonio Deitos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel, Paraná, Brasil, rdeitos@uol.com.br

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Cascavel – PR, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Colegiado do Curso de Pedagogia. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social – GEPPES.

Downloads

Publicado

27-10-2020

Como Citar

Gonçalves, A. M., & Deitos, R. A. (2020). COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): ANÁLISE TEÓRICA E IDEOLÓGICA DA PROPOSIÇÃO SOCIOEMOCIONAL. Revista Inter Ação, 45(2), 420–434. https://doi.org/10.5216/ia.v45i2.63822