INTERNACIONALIZAÇÃO E TRANSNACIONALIZAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: ALGUNS EMBATES

  • Ana Paula Hey Departamento de Sociologia - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) https://orcid.org/0000-0003-3513-8598
  • Afrânio Mendes Catani Universidade de São Paulo (USP)
  • Antonio Marcos Amorim Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP)

Resumo

O artigo analisa contenciosos em torno da internacionalização da pós-graduação no Brasil, por meio do estudo de quatro Programas em Educação (PPGEs) que, na última avaliação da CAPES (2013-2016), obtiveram o conceito máximo (nota 7). Conduzindo-se estudo exploratório cienciométrico dos artigos científicos da(o)s docentes destes PPGEs, com extração de dados através do software livre scriptLattes, obteve-se um total de 1.434 artigos, sendo que 13,9%, foram publicados em revistas internacionais e, destes, 64% em inglês. A maior parte (69%) se produziu em coautorias (2 ou mais autores). Problematizam-se aspectos da internacionalização e da transnacionalização da produção de conhecimento, visando distinguir mecanismos formais e estratégias necessárias para trocas menos assimétricas no campo da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Hey, Departamento de Sociologia - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP)

Possui Pós-doutorado em Sociologia pelo King´s College London (2015-16). É doutora em Educação ( Sociologia da Educação) pela Universidade Federal de São Carlos (2004), com estágio de pesquisa na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris/França (2001-04). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia das Elites, do Poder e da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: elites acadêmicas/científicas, elites e Estado, espaço acadêmico brasileiro, campo do poder brasileiro, pensamento social, produção acadêmica, educação superior.

Afrânio Mendes Catani, Universidade de São Paulo (USP)

Professor Titular aposentado na Faculdade de Educação da Universidade de Sao Paulo (USP) e Professor visitante junto à Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre e Doutor em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Livre Docente em Educação pela FEUSP, com Pós-doutorado na Middlesex University London, UK. Autor de dezenas de artigos, livros e capítulos de livros nos domínios das politicas de educação superior na América  Latina, da história  do cinema latino-americano e português, da sociologia da educação e da cultura. Organizou com Maria Alice Nogueira a coletânea Pierre Bourdieu - Escritos de Educação (Vozes, 1988, 16a. Edição, 3a. Reimpr 2019) e, com Maria Alice Nogueira, Ana Paula Hey e Cristina Medeiros, o Vocabulário Bourdieu (Autêntica, 2017).

Publicado
11-12-2020
Como Citar
Hey, A. P., Catani, A. M., & Amorim, A. M. (2020). INTERNACIONALIZAÇÃO E TRANSNACIONALIZAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: ALGUNS EMBATES. Revista Inter Ação, 45(3), 670-687. https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.62129