DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.62107

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir sobre a expansão da educação superior, em especial, na formação de professores na modalidade a distância. Apresentamos dados estatísticos do Censo da Educação Superior relativas ao ano de 2017 que mostram um aumento significativo nas matrículas na última década. Ao analisar tais dados, constatamos que essa expansão é, sobretudo, do setor privado. Assim, com base em autores críticos, buscamos discutir a supremacia desse setor no campo da educação, cujo objetivo final é o lucro, a fim de compreender se a expansão da educação superior, pela via privada, tem contribuído para a democratização ou para a mercadorização da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Hissae Nagase, Universidade Estadual de Maringá(UEM), Maringá, Paraná, Brasil, kelnagase_@hotmail.com

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Graduada em pedagogia e mestre em Educação pela mesma instituição. Professora da Educação Básica. Pesquisadora do Geduc e membro do GPEaDTec.

Ana Paula de Souza Santos, Universidade Estadual de Maringá(UEM), Maringá, Paraná, Brasil, contato.profanapaula@gmail.com

Mestranda em Educação pelo PPE/UEM. Bolsista CAPES. Graduada em ciências sociais pela mesma instituição e membro do GPEaDTec

Maria Luisa Furlan Costa, Universidade Estadual de Maringá(UEM), Maringá, Paraná, Brasil, luisafurlancosta@gmail.com

Professora do Programa de P´´´os-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Doutorada em Educação pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Araraquara). Lidera o Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (GPEaDTEC).

Downloads

Publicado

2020-12-14

Como Citar

NAGASE, R. H.; SANTOS, A. P. de S.; COSTA, M. L. F. DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 45, n. 3, p. 763–775, 2020. DOI: 10.5216/ia.v45i3.62107. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/62107. Acesso em: 29 mar. 2024.