PERSPECTIVA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: A CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO

  • Elisabete Ferreira Borges UNIUBE

Resumo

Analisar a educação superior na Rede Federal de Educação Profissional, em um contexto de globalização caracterizadocomo uma realidade complexa e desafiadora, constituiu-se no objetivo deste artigo. Tendo como referencial teórico o materialismo histórico dialético, o estudo adoutou como procedimento metodológico, dois movimentos interligados: a pesquisa bibliográfica e a documental. A educação superior, nessa rede de ensino, encontra-se em fase de estruturação e consolidação. O desafio que se coloca é o de resgatar a enorme dívida em relação à maioria de brasileiros condenados à marginalidade a partir de uma herança histórica perversa, e acentuada com o rearranjo econômico globalizado que exclui milhares de pessoas de conquistas que a humanidade conseguiu por meio do capital e do desenvolvimento científico e tecnológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
14-12-2020
Como Citar
Borges, E. F. (2020). PERSPECTIVA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: A CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO. Revista Inter Ação, 45(3), 776-794. https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.62030