O FINANCIAMENTO ESTUDANTIL PRIVADO/PRÓPRIO: O CASO DA ESTÁCIO PARTICIPAÇÕES S.A.

O CASO DA ESTÁCIO PARTICIPAÇÕES S.A

Resumo

Resumo: Este artigo versa sobre o financiamento estudantil privado/próprio. A fim de discutir sobre esta tendência no ensino superior privado/mercantil optou-se por trabalhar com uma empresa educacional em específico, a Estácio Participações S.A. A metodologia consiste em pesquisa bibliográfica e análise documental. Os resultados apontam que há uma indução à política de financiamento estudantil privada e que neste contexto os estudantes estão sendo inseridos a um processo de endividamento fruto do novo regime de acumulação de capital financeirizado.

Palavras-chave: Ensino superior. Financiamento estudantil. Estácio Participações S.A. Financeirização da educação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiola Bouth Grello Kato, Universidade Federal do Pará

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará-UFPA. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (ICED/UFPA) atuante na linha de pesquisa de Política Públicas Educacionais. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2013) atuante na linha de pesquisa Estado, Políticas públicas da educação e Formação Humana; Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2008) atuando na área de concentração em Fundamentos da Educação dentro da temática de políticas para educação superior. Especialista em Políticas de Gestão e Financiamento da Educação pela Universidade Federal do Pará (2006). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2005).

Palavras_chave: Pol´´líticas Públicas Educacionais. Estado e Política. Política de Financiamento da educação; Ensino Superior.

Leila Maria Costa Sousa, Universidade Federal do Pará

Mestra em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED-UFPA) na linha de políticas públicas educacionais.; graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia- UFPA. Possui experiência como Assistente Administrativo pela Secretaria de Educação do Estado do Pará- SEDUC-PA ( 2011-2013). Foi Bolsista de Iniciação Científica OBEDUC/ CAPES, é integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES -UFPA) coordenado pela professora Dr Vera Lúcia Jacob Chaves; e integra a Rede de Pesquisadores do Univérsitas/BR. E-mail: leila2867@hotmail.com; leilamariacsousa@gmail.com

Ensino superior. Financiamento estudantil. Estácio Participações S.A. Financeirização da educação.

Publicado
06-10-2020
Como Citar
Kato, F. B. G., & Sousa, L. M. C. (2020). O FINANCIAMENTO ESTUDANTIL PRIVADO/PRÓPRIO: O CASO DA ESTÁCIO PARTICIPAÇÕES S.A.: O CASO DA ESTÁCIO PARTICIPAÇÕES S.A. Revista Inter Ação, 45(2), 335-352. https://doi.org/10.5216/ia.v45i2.61618