As influências das políticas de Terceira Via no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)

Resumo

O presente artigo analisa os fundamentos da ideologia de Terceira Via, concebida por Anthony Giddens, e sua influência nas políticas para a Educação Superior no Brasil na década de 2000, tendo como referência o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Parte do pressuposto que as políticas implementadas nesse período incorporaram a lógica da Terceira Via e se assemelham em alguns aspectos aos ideais neoliberais que ganharam grande relevância no cenário político e econômico mundial nas últimas décadas. Trata-se de uma revisão de literatura e análise de dados estatísticos do portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Os resultados do estudo indicam que as políticas de Terceira Via foram significativas para a condução da expansão da Educação Superior brasileira e para o crescimento do setor privado nesse nível de ensino, tendo como um dos principais agentes financiadores o Estado.

Palavras-chave: Terceira Via. Privatização. Educação Superior. Parcerias Público-Privadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Lucas Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando em Educação pelo PPGED/UFRN, Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pesquisador vinculado a Linha de Pesquisa "Educação, Política e Práxis Educativa" do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, é membro cadastrado do Grupo de Pesquisa de Políticas do Ensino Superior do Diretório do CNPQ.

Alda Maria Duarte Araújo Castro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (1977), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós Doutorado na Universidade de Coimbra. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas de formação de professores, políticas de educação a distância e de educação superior. Exerceu a função de Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte de 2012 a 2015. Pesquisadora integrante da Rede Universitas/Br.

Publicado
08-10-2020
Como Citar
Souza, M. L., & Duarte Araújo Castro, A. M. (2020). As influências das políticas de Terceira Via no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Revista Inter Ação, 45(2), 370-385. https://doi.org/10.5216/ia.v45i2.61506