FNDE E OS MECANISMOS DE CONTROLE DO FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (Fies): VULNERABILIDADES, INSUSTENTABILIDADE FISCAL E RETRAÇÃO.

Resumo

Resumo: O artigo analisa o controle institucional exercido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) como aparelho ideológico de um Estado regulador e suas implicações junto ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), apontando suas vulnerabilidades, insustentabilidades fiscais e retração. Utilizou-se a metodologia quanti-qualitativa com base em dados documentais e estatísticos. Constatou-se que os mecanismos de controle utilizados no fundo de financiamento possibilitaram fragilidades no modelo adotado, resultando em alavancagem no número de contratos, gerando incompatibilidade com o volume de recursos disponíveis, acentuando o grau de inadimplência no programa.

 

Palavras-chave: Financiamento Estudantil. Política Educacional. Controle Institucional. Inadimplência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Cláudio Andrade dos Reis, UFPA

Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará. Doutor em Educação – Políticas Públicas Educacionais pela Universidade Federal do Pará (2019). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Educação Superior da UFPA (GEPES).

Vera Lúcia Jacob Chaves, UFPA

VERA LÚCIA JACOB CHAVES

 

Professora Titular da Universidade Federal do Pará. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (2018-2020). Doutora em Educação - Conhecimento e Inclusão Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) com Pós-Doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Pós-Doutorado no Programa de Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2011). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior da UFPA (GEPES) e é vice-coordenadora do GT-11 – Políticas da Educação Superior da ANPEd. É pesquisadora da rede Universitas/Br. É diretora do Fórum de Gestão do Ensino Superior de Países e Regiões de Língua Portuguesa - FORGES. É pesquisadora com bolsa produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq,

Publicado
07-10-2020
Como Citar
dos Reis, A. C. A., & Chaves, V. L. J. (2020). FNDE E OS MECANISMOS DE CONTROLE DO FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (Fies): VULNERABILIDADES, INSUSTENTABILIDADE FISCAL E RETRAÇÃO. Revista Inter Ação, 45(2), 353-369. https://doi.org/10.5216/ia.v45i2.61501