UMA ANÁLISE HISTÓRICO-CULTURAL DO PERFIL PRODUTIVO ACADÊMICO EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: APORTES PARA A COMPREENSÃO DO ADOECIMENTO PSÍQUICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.61479

Resumo

Este trabalho objetiva analisar o perfil produtivo acadêmico dos discentes de um programa de pós-graduação stricto sensuem educação na perspectiva de identificar possíveis aspectos indicativos de adoecimento mental nesse contexto. O estudo consta de uma pesquisa de levantamento com interpretação dos dados quantitativos pautada nos constructos da matriz histórico-cultural. Foi possível identificar que o perfil de produção acadêmica dos participantes da pesquisa não corresponde ao que é idealizado pela CAPES. Estes, em sua maioria, não têm dedicação exclusiva para cursar mestrado ou doutorado, não possuem tempo suficiente para dar conta das exigências colocadas, e apresentam dificuldades para produzir. Os indícios de adoecimento estão relacionados à conformação e naturalização da pressão e do desgaste, o que evidencia alienação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Ignez Belém Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Ceará, Brasil, anaignezbelem@gmail.com

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Pós-Doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Grupo de Pesquisa: Psicologia Histórico-Cultural e saúde mental. Interesse de Pesquisa: Desenvolvimento profissional e pessoal do professor, aprendizagem docente na perspectiva sócio-histórica e cultural. Linha de Pesquisa: Formação e Desenvolvimento Profissional em Educação

Edjôfre Coelho Oliveira, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Ceará, Brasil, edjofrecoelho@hotmail.com

Doutorando em Educação. Mestre em Ciências da Educação; Esp. em Língua Portuguesa, Esp. em Docência do Ensino Superior, Esp. em Psicopedagogia Clínico-Institucional, Esp. em Gestão Educacional e Esp. em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas; Graduado em Letras/Português, Pedagogia e Psicologia. Professor e Tutor Pedagógico dos cursos de Psicologia e Arquitetura & Urbanismo do Centro Universitário Santo Agostinho e Técnico da Secretaria de Estado da Educação do Piauí. Possui experiência com docência no Ensino Superior também como Conferencista e Capacitador na área educacional, psicologia da educação, educação especial, linguística e de metodologia científica. Autor do livro: Bullying na escola: como pais e professores lidam com essa violência?

Artur Bruno Fonseca Oliveira, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Ceará, Brasil, arturbrunofo@gmail.com

Bacharel em Psicologia pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre e Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Professor da Faculdade Luciano Feijão e do Centro Universitário Estácio do Ceará, FIC. Integrante do Laboratório de Estudos da Subjetividade e Saúde Mental na Escola (LADES). Desenvolve estudos na área da Psicologia e Educação, Psicologia Escolar, Subjetividade e Saúde Mental na Escola e Subjetividade e Contemporaneidade, Psicologia e Formação de Professores.

Downloads

Publicado

2020-12-10

Como Citar

LIMA, A. I. B.; OLIVEIRA, E. C.; OLIVEIRA, A. B. F. UMA ANÁLISE HISTÓRICO-CULTURAL DO PERFIL PRODUTIVO ACADÊMICO EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: APORTES PARA A COMPREENSÃO DO ADOECIMENTO PSÍQUICO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 45, n. 3, p. 637–652, 2020. DOI: 10.5216/ia.v45i3.61479. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/61479. Acesso em: 28 mar. 2024.