EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O CURSO SUPERIOR DE UM CAMPUS DO IF GOIÁS: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS NO CONTEXTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v44i3.56975

Resumo

Este estudo busca desvelar a percepção dos alunos de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás (IFG) sobre sua formação e inserção no mundo do trabalho. A questão de interesse é: qual a percepção desses alunos sobre sua formação inicial, assertivas e fragilidades para acessar o mundo do trabalho, para o exercício da docência e, ainda, sua percepção sobre a articulação e integração da teoria e prática durante seu curso? O referencial teórico adotado destaca, dentre outros, Nóvoa (1995), Pimenta (1995), Tardif (2010) e Candau (2013). Esta pesquisa se caracteriza como um trabalho de natureza qualitativa com uso de roteiro de entrevista para alunos do curso de Licenciatura em Química. Ao interpretar e analisar a percepção dos alunos do curso constatou-se uma insatisfação dos entrevistados em relação à articulação entre teoria e prática no que tange o estágio supervisionado. Em contrapartida, é possível perceber que o IFG tem se preocupado com as mudanças significativas que interferem na proposta curricular de seu curso, por apresentar uma redefinição de seu currículo e avanço da matriz curricular em relação às práticas de ensino e didática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilmara Barbosa de Jesus, Universidade Estadual de Goiás

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, Linguagem e Tecnologias-PPGIELT da Universidade Estadual de Goiás-Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas (CCSEH).

Yara Fonseca de Oliveira e Silva, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (UFRJ/PPED/UEG, 2014) e Pós-doutora na Faculdade de Letras da Universidade do Porto-Portugal. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (FE/UFG, 2005). Professora titular da Universidade Estadual de Goiás, Campus Aparecida de Goiânia e docente do Programa Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) da UEG. Experiência na área de Educação e pesquisadora dos temas: educação superior, políticas públicas, políticas educacionais, formação de professores, economia da inovação e diversidade.

Downloads

Publicado

02-01-2020

Como Citar

de Jesus, G. B., & Silva, Y. F. de O. e. (2020). EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O CURSO SUPERIOR DE UM CAMPUS DO IF GOIÁS: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS NO CONTEXTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Revista Inter Ação, 44(3), 768–783. https://doi.org/10.5216/ia.v44i3.56975