UMA SANTA SAINDO DA PENUMBRA: ANÁLISE DAS NARRATIVAS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE JUAZEIRO DO NORTE (CE) SOBRE A BEATA MARIA DE ARAÚJO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v44i3.56917

Resumo

A proposta deste trabalho é analisar o lugar da beata Maria de Araújo nas narrativas de professoras do ensino fundamental da rede pública da cidade de Juazeiro do Norte (CE), considerando suas experiências religiosas e práticas pedagógicas relacionadas à disciplina Ensino Religioso. A partir do processo de biografização vivenciado no Círculo Reflexivo Biográfico, utilizando o método da compreensão cênica, foram realizadas análises das narrativas tecidas coletivamente pelas professoras, verificando-se a necessidade de avaliação crítica da disciplina Ensino Religioso, com o reconhecimento da importância histórica da beata Maria de Araújo e do lugar da religião na formação de Juazeiro, bem como a necessidade de problematização, no âmbito escolar, acerca dos processos de invisibilização feminina nos espaços públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Marinho Paz, Universidade Regional do Cariri

Professora Associada do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Regional do Cariri (URCA). Possui doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Linhas de Pesquisa: Religião, Cultura popular e Patrimônio Imaterial. Tem interesse em abordagens qualitativas baseadas na etnografia e na pesquisa (auto)biográfica.

Ercília Maria Braga de Olinda, Universidade Federal do Ceará

Professora Titular do Departamento de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui doutorado em Educação pela UFC. Linhas de pesquisa: Educação Popular, Educação em Direitos Humanos, Juventude, Espiritualidade, Religião e Formação de professores. É líder do grupo de pesquisa Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas, onde realiza investigações qualitativas baseadas na pesquisa (auto)biográfica, pesquisa-ação e etnografia.

Downloads

Publicado

02-01-2020

Como Citar

Paz, R. M., & Olinda, E. M. B. de. (2020). UMA SANTA SAINDO DA PENUMBRA: ANÁLISE DAS NARRATIVAS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE JUAZEIRO DO NORTE (CE) SOBRE A BEATA MARIA DE ARAÚJO. Revista Inter Ação, 44(3), 784–799. https://doi.org/10.5216/ia.v44i3.56917