A IMPORTÂNCIA DOS PRINCÍPIOS DA PEDAGOGIA FREIRIANA PARA ORIENTAÇÃO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS NO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Lucimara Cristina de Paula Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v44i3.56914

Resumo

Neste artigo são apresentadas algumas discussões e resultados da primeira etapa de uma pesquisa qualitativa em andamento, de caráter bibliográfico (LIMA; MIOTO, 2007; SALVADOR, 1978), orientada pelos seguintes objetivos: investigar, nas construções teóricas e nas ações dialógicas do “método de alfabetização” de Paulo Freire, contribuições para a organização didática dos estágios curriculares supervisionados no curso de Pedagogia e sistematizar orientações teóricas e práticas para os estágios curriculares supervisionados, numa perspectiva problematizadora e crítica a partir da práxis freiriana. Os resultados apontam alguns princípios fundamentais da pedagogia freiriana para as orientações das docências durante os estágios: a curiosidade, a criticidade, a relação leitura de mundo-leitura da palavra, a pesquisa, a dialogicidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucimara Cristina de Paula, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professor Adjunto do Departamento de Pedagogia - DEPED

Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes - UEPG

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

DE PAULA, L. C. A IMPORTÂNCIA DOS PRINCÍPIOS DA PEDAGOGIA FREIRIANA PARA ORIENTAÇÃO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS NO CURSO DE PEDAGOGIA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 44, n. 3, p. 684–699, 2020. DOI: 10.5216/ia.v44i3.56914. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56914. Acesso em: 28 mar. 2024.