O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENTRE FRONTEIRAS: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E OS DILEMAS DA INTERLOCUÇÃO COM A ESCOLA “REAL”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v44i3.56889

Resumo

Este estudo coloca em questão o processo de instituição de um efetivo diálogo interdisciplinar entre os cursos de formação de professores e as instituições de educação básica parceiras nos projetos de Estágios Curriculares Supervisionados. Por meio da análise do movimento histórico dos mecanismos legais que instituem a obrigatoriedade da organização de Estágios Curriculares Supervisionados em escolas da comunidade, intenta-se mostrar os desafios para a construção dessa interlocução. Estrutura-se a partir dos três momentos constituintes da Pesquisa-ação: tematização: momento de exposição do referencial teórico; investigação: momento especulativo ou de experimentação do plano de trabalho e síntese dialógica da ação: momento demonstrativo do resultado da investigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Álcio Crisóstomo Magalhães, Dr., Universidade Estadual de Goiás - Campus ESEFFEGO/Goiânia

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Goiás. Áreas de investigação: Educação, trabalho e movimentos sociais com foco em organização do trabalho pedagógico em Educação Física e cultura política.

Júlio César Apolinário Maia, Universidade Federal de Jataí

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Jataí (PPGE/UFJ).

Linha de pesquisa: Formação Humana e Fundamentos da Educação. Temas de interesse: Organização do trabalho pedagógico em Educação Física Escolar; Currículo e Educação Física; Diretrizes Pedagógicas da Educação Física Brasileira; Mundo do trabalho e Eucação Física.

Lana Kayne Pereira Silva, UniverUniversidade Federal de Goiás/CEPAE

Mestranda em Ensino na Educação Básica pela Universidade Federal de Goiás/CEPAE. Linhas de pesquisa e interesse temático: Educação Física escolar e formação de professores.

Downloads

Publicado

2020-01-02

Como Citar

MAGALHÃES, Álcio C.; MAIA, J. C. A.; SILVA, L. K. P. O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENTRE FRONTEIRAS: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E OS DILEMAS DA INTERLOCUÇÃO COM A ESCOLA “REAL”. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 44, n. 3, p. 711–726, 2020. DOI: 10.5216/ia.v44i3.56889. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/56889. Acesso em: 16 maio. 2022.