A CARIDADE NA AUSÊNCIA DA CIDADANIA: ESCOLARIZAÇÃO CATÓLICA GRATUITA DE CRIANÇAS POBRES NO RIO DE JANEIRO NA TRANSIÇÃO IMPÉRIO-REPÚBLICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v44i2.56705

Resumo

A fim de compreender o papel da educação católica na sociedade brasileira é importante voltar para a instrução de crianças pobres na Igreja. O conceito de caridade deve ser expandido do principio tomista da justiça distributiva para o conceito de educação e de instrução. A escolarização de pobres fundamenta-se em documentos da Igreja e em práticas ligadas, ou não, à hierarquia católica. Houve escolas paroquiais, de Irmandades leigas, de asilos de órfãos, de ordens religiosas masculinas ou femininas, além da participação de pobres nas escolas particulares. Esse artigo baseou-se em jornais das décadas de 1870 a 1920 e na literatura disponível. Na perspectiva da temporalidade histórica de Paul Ricoeur, busca relacionar a “tradição” católica e a introdução da educação escolar voltada para os desprovidos de meios próprios nas ausências do Estado no Rio de Janeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Corrêa Martins, Professor Adjunto Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (1990), graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia, Sociologia e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, pensamento educacional, educação superior, pensamento religioso e história da Igreja. Tem experiência em escola pública de ensino fundamental, médio e superior, atuando como professor e coordenador pedagógico. Atualmente é professor do Departamento de Fundamentos da Educação da Escola de Educação/Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Downloads

Publicado

2019-08-12

Como Citar

MARTINS, M. A. C. A CARIDADE NA AUSÊNCIA DA CIDADANIA: ESCOLARIZAÇÃO CATÓLICA GRATUITA DE CRIANÇAS POBRES NO RIO DE JANEIRO NA TRANSIÇÃO IMPÉRIO-REPÚBLICA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 44, n. 2, p. 341–357, 2019. DOI: 10.5216/ia.v44i2.56705. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56705. Acesso em: 29 mar. 2024.