QUALIFICAÇÃO SOCIAL E PROFISSIONAL A PARTIR DA LÓGICA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO

Autores

  • Edna Castro de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maria Geovana Melim Ferreira Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo Comitê de Educação do Campo do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v44i1.56120

Resumo

O texto aborda resultados de pesquisa de mestrado realizada a partir da implementação do Programa ProJovem Campo Saberes da Terra (PJC-ST) no ES, voltado para a escolarização de camponeses com Qualificação Social e Profissional (QSP) na modalidade EJA. Tem como objetivo explicitar os desafios postos aos processos formativos no contexto do campo nas práticas de Educação Profissional. Toma como aportes teóricos a educação popular, os fundamentos e princípios da agroecologia e o trabalho como princípio educativo para o exercício da integração curricular. A metodologia da sistematização é assumida como forma de revisitar a prática e analisá-la criticamente. Os resultados indicam contribuições para o campo da política pública de EJA, tendo o diálogo de saberes, a alternância pedagógica e as práticas de QSP como elementos integradores do currículo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edna Castro de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal Fluminense (UFF),  Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), graduada em Pedagogia pela UFES.  Atualmente é professora Associada da UFES, integra a Linha de Pesquisa" Educação, Formação Humana e Poliíticas Públicas do PPGE/CE/UFES. Coordenadora do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos. Tem se dedicado a estudos que envolvem as políticas e práticas de Eja integrada à educação profissional, de alfabetização e de formação de educadores e educação do campo, em interlocução com os movimentos sociais.

Maria Geovana Melim Ferreira, Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo Comitê de Educação do Campo do Espírito Santo

Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo; Pedagoga da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo; Membro do Fórum EJA-ES, do Fórum Nacional de Educação do Campo e do Comitê de Educação do Campo do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

2019-05-13

Como Citar

DE OLIVEIRA, E. C.; FERREIRA, M. G. M. QUALIFICAÇÃO SOCIAL E PROFISSIONAL A PARTIR DA LÓGICA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 44, n. 1, p. 164–179, 2019. DOI: 10.5216/ia.v44i1.56120. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56120. Acesso em: 18 abr. 2024.