PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO: NARRATIVAS DE JOVENS DAS CAMADAS POPULARES SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS

  • Ivone Maria Mendes Silva Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Maria Isabel Silva Leme Universidade de São Paulo

Resumo

Este artigo analisa reflexões produzidas em situação de entrevista por jovens estudantes de escolas públicas, moradores de uma favela de Belo Horizonte, sobre o papel da escola em seus projetos de futuro. Discute também os sentidos atribuídos por esses sujeitos às suas experiências educativas e como estas se relacionam com os contextos escolares e sociais empobrecidos nos quais se inserem. Os resultados apontam que, para a maioria deles, a valorização da educação escolar e dos projetos a ela relacionados mostrou-se possível quando encontraram na escola uma fonte de apoio e incentivo, personificada sobretudo na figura de determinados professores, mas também em ações promovidas pela comunidade escolar para fortalecer as escolas em questão como espaços de resistência, cidadania inclusiva e enfrentamento das desigualdades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivone Maria Mendes Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Ivone Maria Mendes Silva é graduada em Psicologia pela UFMG. Realizou estudos de Mestrado em Educação pelo CEFET-MG e Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Professora adjunta da UFFS/Campus Erechim, com atuação no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humana, no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, além dos cursos de licenciatura em Pedagogia, Filosofia, Ciências Sociais e Geografia. E-mail: ivonemmds@gmail.com
Maria Isabel Silva Leme, Universidade de São Paulo
È professora titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1976). Obteve o título de mestrado (1984) e doutorado (1990) no programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, e livre docente (2006) em Psicologia pela mesma universidade. 
Publicado
09-05-2019
Como Citar
Silva, I., & Leme, M. I. (2019). PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO: NARRATIVAS DE JOVENS DAS CAMADAS POPULARES SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS. Revista Inter Ação, 44(1), 77-92. https://doi.org/10.5216/ia.v44i1.55686