CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Moisés Sipriano Resende Universidade de Brasília (UnB) https://orcid.org/0000-0003-2903-4442
  • Eliene Lacerda Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v44i3.55679

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo identificar as contribuições do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) para a prática pedagógica de um professor de Educação Física que atua em uma escola campo de estágio na Rede Municipal de Educação de Goiânia, Goiás. Para isso, foi realizada uma entrevista semiestruturada e os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Dessa forma, foi possível verificar que o ECS oportuniza ao professor: um espaço para a troca de experiência; a aprendizagem de novos conhecimentos e seu crescimento profissional. Além disso, o estágio auxilia o desenvolvimento do trabalho pedagógico na escola. Sugere-se a realização de novas pesquisas que ampliem o conhecimento da relação entre estagiário, professores e escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moisés Sipriano Resende, Universidade de Brasília (UnB)

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Direitos Humanos e em Letramento Informacional pela UFG. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação Física pela Universidade de Brasília (UnB). Professor da Rede Municipal de Educação de Goiânia, Goiás. Temas de interesse: escola, currículo, formação, corpo, mídias e jogos eletrônicos.

Eliene Lacerda Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Mestre em Educação Física pela Universidade de Pernambuco e Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Goiás. Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos temas: educação física, prática pedagógica, cultura escolar, metodologia, organização do trabalho pedagógico, currículo e formação de professores.

Downloads

Publicado

02-01-2020

Como Citar

Resende, M. S., & Pereira, E. L. (2020). CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Inter Ação, 44(3), 755–767. https://doi.org/10.5216/ia.v44i3.55679