FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO ESTÁGIO: A OBSERVAÇÃO COMO AÇÃO FORMADORA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v44i3.55673

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar como o licenciando em Matemática vai se constituindo professor nas diversas ações do estágio e, mais especificamente, compreender como os futuros professores vão se apropriando de conhecimentos sobre a docência ao observar professores regentes. Os dados foram produzidos a partir do acompanhamento da disciplina de Estágio Supervisionado de Matemática no Ensino Fundamental e geridos através dos registros no diário de campo da pesquisadora, áudio gravações, relatórios desenvolvidos pelos alunos e uma sessão reflexiva. Os resultados nos apontam que, ao observar professores regentes, os estagiários se apropriaram de elementos para a constituição de modos de organização do ensino, importantes para a docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Departamento de Metodologia do Ensino e dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEM&EF) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Thanize Bortolini Scalabrin, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Linha de Pesquisa LP1: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Mestre em Educação Matemática e Ensino de Física (UFSM/2018), Área de Concentração: Educação Matemática. Licenciada em Matemática pela UFSM (2015).

Downloads

Publicado

02-01-2020

Como Citar

Roesler Luersen Vieira Lopes, A., & Bortolini Scalabrin, T. (2020). FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO ESTÁGIO: A OBSERVAÇÃO COMO AÇÃO FORMADORA. Revista Inter Ação, 44(3), 727–741. https://doi.org/10.5216/ia.v44i3.55673