DESAFIOS PARA A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO DOS ALUNOS EM SITUAÇÃO DE POBREZA: QUEM SÃO OS POBRES NO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO TOCANTINS?

  • Juciley Silva Evangelista Freire Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • José Carlos da Silveira Freire Universidade Federal do Tocantins - UFT
Palavras-chave: Políticas Educacionais. Pobreza. Desigualdade Social. Plano Estadual de Educação do Tocantins

Resumo

O presente artigo é parte da pesquisa realizada na Iniciativa Educação, Pobreza e Desigualdade Social na Universidade Federal do Tocantins que objetivou conhecer como as políticas educacionais pensam os sujeitos em situação de pobreza e extrema pobreza. Tem por objetivo apreender quem são os pobres no planejamento da educação que se materializa no Plano Estadual de Educação (2015-2025) do Tocantins. A metodologia utilizada foi a análise documental, fundamentada no referencial teórico que estabelece a relação entre educação, pobreza e desigualdade social e aquele que reafirma os Planos Educacionais como o eixo norteador das políticas educacionais. Os resultados demonstram que os sujeitos pobres a quem são direcionadas metas e estratégias de equiparação das desigualdades educacionais são os alunos beneficiários de programas de transferência de renda, os quilombolas, indígenas, os do campo e alunos com deficiências, ou seja, aqueles que historicamente vêm sendo alijados de seus direitos mais fundamentais, entre eles a educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juciley Silva Evangelista Freire, Universidade Federal do Tocantins - UFT
Doutora em Educação, professora da UFT/Campus de Palmas, atua no curso de Pedagogia. Coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação, Desigualdade Social e Políticas Públicas - NEPED/UFT.
José Carlos da Silveira Freire, Universidade Federal do Tocantins - UFT
Doutor em Educação, professor da UFT/Campus de Palmas. Coordenador do Curso de Aperfeiçoamento em Educação, Pobreza e Desigualdade Social da UFT.
Publicado
09-05-2019
Como Citar
Freire, J., & Freire, J. C. (2019). DESAFIOS PARA A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO DOS ALUNOS EM SITUAÇÃO DE POBREZA: QUEM SÃO OS POBRES NO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO TOCANTINS?. Revista Inter Ação, 44(1), 32-46. https://doi.org/10.5216/ia.v44i1.55663