POLÍTICA DE COTAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: LUTAS E DESAFIOS NO COMBATE À POBREZA E DESIGUALDADE DE ESTUDANTES NEGROS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v44i1.55654

Palavras-chave:

Estudantes Negros/as, Educação Superior, Acesso, Desigualdade.

Resumo

Este artigo possui como objetivo estabelecer uma discussão sobre a situação de vulnerabilidade de estudantes negros/as e enfatizar a importância da política de cotas como uma forma de democratizar o acesso desses jovens à educação superior, a metodologia utilizada para a produção será por meio de análise bibliográfica e dados públicos que permitam relacionar o contexto da educação e pobreza com as discussões sobre o acesso à educação superior de pessoas negras. A partir da discussão foi possível constatar que o acesso de estudantes negros é prejudicado por fatores socioeconômicos e históricos que os colocam em comparação com os estudantes brancos em condições inferiores de acesso e a política de cotas representa um meio para que esses estudantes possam competir pelas vagas na educação superior com aqueles que tiveram as mesmas condições tornando, portanto o processo seletivo mais digno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JOELMA INÊS EVANGELISTA, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Especialista em didática e metodologia no ensino de história, 2014. Graduada em história pelas Faculdades Integradas de Cassilândia, 2013. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior/ Mariluce Bittar-GEPPES/MB.

Carina Elisabeth Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Pós-doutorado em Educação pela UNEMAT em 2016, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, desenvolve atividades na educação a distância e em cursos de graduação presenciais da mesma instituição. Atua na área de educação, com ênfase em politicas de educação superior e educação especial. Pesquisadora da Rede Universitas/Br na qual participa do Projeto Integrado Políticas, Gestão e Direito à Educação Superior: novos modos de regulação e tendências em construção. É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior / Mariluce Bittar- GEPPES/MB.; coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão e Educação Especial - GEPIEE. Atualmente atua na coordenação da seção estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

2019-05-10

Como Citar

EVANGELISTA, J. I.; MACIEL, C. E. POLÍTICA DE COTAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: LUTAS E DESAFIOS NO COMBATE À POBREZA E DESIGUALDADE DE ESTUDANTES NEGROS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 44, n. 1, p. 111–127, 2019. DOI: 10.5216/ia.v44i1.55654. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55654. Acesso em: 19 abr. 2024.