O ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM UM CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v44i3.55565

Resumo

Esta pesquisa objetiva discutir o estágio obrigatório oferecido pelo curso de bacharelado em educação física da Universidade Federal de Juiz de Fora, tendo o seu foco direcionado às contribuições e limitações associadas ao processo de formação profissional. Dez graduandos que já haviam completado, no mínimo, duas disciplinas de estágio obrigatório no curso, foram entrevistados. Princípios da entrevista compreensiva nortearam os procedimentos de coleta, análise e interpretação de dados. Concluímos que a conexão entre as instituições do campo profissional e a universidade, limitada a aspectos legais e administrativos, não contribui para que o estágio aflore em todo o seu potencial.

Palavras-chave: Educação. Educação Física. Estágio. Formação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonathan Barra Pereira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Bolsista no Colégio de Aplicação João XXIII da UFJF. Temas de interesse: educação física escolar; estágio curricular.

Deniele Pereira Batista, Colégio de Aplicação João XXIII/Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora do Colégio de Aplicação João XXIII, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutora em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Integrante do Grupo de Estudos sobre Profissão Docente (GEProf). Temas de interesse: formação de professores; prática pedagógica; experiência; profissionalidade docente; anos iniciais do ensino fundamental; saberes docentes.

Carlos Alberto de Andrade Coelho Filho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Associado da Universidade Federal de Juiz de Fora/Faculdade de Educação Física e Desportos. Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Temas de interesse: formação do professor e do profissional de Educação Física; prática profissional em Educação Física; motivação para a prática regular de atividades físico-esportivas; corpo; psicanálise.

Downloads

Publicado

01-01-2020

Como Citar

Pereira, J. B., Batista, D. P., & Coelho Filho, C. A. de A. (2020). O ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM UM CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Inter Ação, 44(3), 651–666. https://doi.org/10.5216/ia.v44i3.55565