PEDAGOGIZAÇÃO DA INFÂNCIA: REFLETINDO SOBRE PODER E REGULAÇÃO*

Autores

  • Aliandra Cristina Mesomo Lira

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v33i2.5270

Resumo

Partindo de um estranhamento frente a práticas educativas com crianças na educação infantil, onde reconhecemos investidas de pedagogização marcadas por prescrições disciplinares e regulatórias, o objetivo deste artigo é problematizar como o poder se exerce nessas práticas por meio de técnicas que tomam o corpo infantil como objeto. Ou seja, tentar entender como o poder se apresenta e atua nas mais diversas situações e interações. As reflexões são parte de uma pesquisa que teve como principal fonte observações realizadas em uma instituição pública de educação infantil. Identificamos formas de organizar os espaços e conduzir as práticas com os infantis que revelam e se servem de uma intenção reguladora e disciplinadora dos indivíduos, tanto mais produtiva quanto mais naturalizada.

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Publicado

2008-12-19

Como Citar

LIRA, A. C. M. PEDAGOGIZAÇÃO DA INFÂNCIA: REFLETINDO SOBRE PODER E REGULAÇÃO*. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 33, n. 2, p. 317–341, 2008. DOI: 10.5216/ia.v33i2.5270. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/5270. Acesso em: 18 maio. 2022.

Edição

Seção

Dossiê