SIGNWRITING: a proposta de leitura para alunos surdos pela transcrição da Língua Brasileira de Sinais

Autores

  • Edmarcius Carvalho Novaes Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil, edmarcius@hotmail.com
  • Edmara Carvalho Novaes Faculdade Presidente Antônio Carlos de Governador Valadares (UNIPAC), Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil, edmaracn@hotmail.com
  • Jéssika Rocha de Moura Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, jessika0302@hotmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.50212

Resumo

Uma nova estratégia de ensino baseada na transição direta dos sinais da Libras – Língua Brasileira de Sinais, denominada “SIGNWRITING”, apresenta-se como importante instrumento pedagógico para alunos surdos. Neste sentido, este artigo objetiva identificar como essa estratégia se constitui instrumento pedagógico para o estímulo à leitura de crianças surdas. A metodologia empregada é revisão bibliográfica (STUMF, 2005; CAPOVILLA, 2005; NOVAES, 2014) e documental. Conclui-se que o “SIGNWRITING” é de significativa importância no desenvolvimento de alunos surdos, fazendo com que consigam, de forma mais aprimorada, adquirirem a sua própria Língua de Sinais – e ao mesmo tempo a Língua Portuguesa enquanto segunda língua – a partir da leitura realizada com esta forma de transição dos sinais.

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Biografia do Autor

Edmarcius Carvalho Novaes, Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil, edmarcius@hotmail.com

Edmara Carvalho Novaes, Faculdade Presidente Antônio Carlos de Governador Valadares (UNIPAC), Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil, edmaracn@hotmail.com

Jéssika Rocha de Moura, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, jessika0302@hotmail.com

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Publicado

2019-03-12

Como Citar

CARVALHO NOVAES, E. .; CARVALHO NOVAES, E. .; ROCHA DE MOURA, J. . SIGNWRITING: a proposta de leitura para alunos surdos pela transcrição da Língua Brasileira de Sinais. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 3, p. 785–800, 2019. DOI: 10.5216/ia.v43i3.50212. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/50212. Acesso em: 16 abr. 2024.