Corpo, Gênero e Sexualidade no Cotidiano Escolar: Possíveis olhares

  • Carolina Sobreira Cesar UNIFOA; UGB

Resumo

A escola é marcada por conflitos e tensões sociais que influenciam o ensino e aprendizagem: inovações tecnológicas, diversidade de comportamentos, novas configurações familiares, diversidade religiosa, cultural e étnica. Nesta perspectiva, percebemos uma temática que emerge como problema em meio a tantas questões: gênero, sexualidade e o modo como a escola se posiciona diante dos discursos e práticas discriminatórias. Assim, esta pesquisa investigou o currículo praticado e sua relação com o gênero e a sexualidade no cotidiano de uma escola pública do município de Barra Mansa-RJ. A metodologia se deu por intermédio dos Estudos do Cotidiano e os instrumentos foram entrevistas semiestruturadas e o caderno de campo. Percebemos que a construção de gênero e sexualidade perpassa por questões sócio-históricas e culturais que busca normalizar comportamentos e atitudes no chão da escola.

Palavras- chave: Gênero. Sexualidade. Cotidiano Escolar. Ensino Fundamental.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
14-05-2019
Como Citar
Cesar, C. (2019). Corpo, Gênero e Sexualidade no Cotidiano Escolar: Possíveis olhares. Revista Inter Ação, 44(1), 210-226. https://doi.org/10.5216/ia.v44i1.48980