Gênero e brincadeiras na educação infantil: as relações entre professoras, meninas e meninos

Autores

  • Viviane Drumond Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Tocantins, Brasil, viviane_drumond@hotmail.com http://orcid.org/0000-0003-3212-1213
  • Cleidiane Cardoso da Silva Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Tocantins, Brasil, cleidiane_car@mail.uft.edu.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.48963

Resumo

O presente estudo qualitativo, de cunho etnográfico problematizou as relações de gênero nas brincadeiras de meninas e meninos e no cotidiano de professoras e crianças de uma escola municipal de Educação Infantil no interior do Tocantins. Foram realizadas observações em uma turma de pré-escola, com crianças de 4 a 5 anos de idade. O caderno de campo foi utilizado para o registro descritivo das observações. Como bases teóricas foram eleitos os estudos de gênero e da área de Educação Infantil.  Os resultados apontam que a escola reproduz práticas sexistas e reforça a heteronormatividade.  Mas, as crianças transgridam as fronteiras de gênero impostas e mostram que outras formas de convivência são possíveis. Verificou-se a importância de discussões sobre essa temática na formação de professoras e professores

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Biografia do Autor

Viviane Drumond, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Tocantins, Brasil, viviane_drumond@hotmail.com

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Publicado

2019-02-01

Como Citar

DRUMOND, V.; CARDOSO DA SILVA, C. . Gênero e brincadeiras na educação infantil: as relações entre professoras, meninas e meninos. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 3, p. 666–680, 2019. DOI: 10.5216/ia.v43i3.48963. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48963. Acesso em: 29 mar. 2024.