DOCÊNCIA MASCULINA E MEMÓRIAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA

  • Adriana Horta de Faria Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD http://orcid.org/0000-0003-0116-4640
  • Magda Sarat Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD
  • Larissa Wayhs Trein Montiel Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS

Resumo

O objetivo deste artigo, busca verificar e analisar as implicações do conceito de gênero na trajetória docente de um professor que lecionou para crianças, em um espaço que se constituiu majoritariamente como feminino ao longo do século XX. A opção metodológica foi a História Oral temática produzindo uma documentação a partir das memórias deste professor. As memórias de sua trajetória docente serão analisadas à luz das teorias de Norbert Elias e bibliografia da temática. Tais perspectivas nos permitem apontar que no espaço escolar percebemos redes de dependência, interdependência e poder sempre presentes nas relações de gênero, envolvendo os docentes e suas trajetórias profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Horta de Faria, Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação, pela Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD, na linha História, Memória e Sociedade. Integrante do Grupo de Pesquisa “Educação e Processo Civilizador” (GPEPC).
Magda Sarat, Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD
Professora Magda Sarat Doutora em Educação. Professora associada da Faculdade de Educação na Universidade Federal da Grande Dourados. Docente do Programa de Pós Graduação da Universidade Federal da Grande Dourados, Mestrado e Doutorado. Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Processo Civilizador.
Larissa Wayhs Trein Montiel, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS

É professora Assistente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus Naviraí, pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Prática Educativa e Tecnologia Educacional – GEPPETE- sendo líder da Linha de Pesquisa Práticas Educativas e Formação Docente. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Grande Dourados no ano de 2007, Mestrado em Educação (2010) e Doutoranda (2015) do Programa de Pós-Graduação em Educação na linha de História da Educação, Memória e Sociedade, na Universidade Federal da Grande Dourados. Atua principalmente nos seguintes temas: História da Educação, Formação de Professores e Práticas Educativas na Educação Infantil e Ensino Fundamental. 


Publicado
14-05-2019
Como Citar
de Faria, A., Sarat, M., & Montiel, L. (2019). DOCÊNCIA MASCULINA E MEMÓRIAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA. Revista Inter Ação, 44(1), 227-242. https://doi.org/10.5216/ia.v44i1.48958