Políticas públicas de gênero em Santa Catarina: uma análise dos currículos de graduação e pós-graduação

Autores

  • Mareli Eliane Graupe Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC ), Lages, Santa Catarina, Brasil, marelieliane@gmail.com http://orcid.org/0000-0003-1376-7836
  • Geraldo Augusto Locks Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC ), Lages, Santa Catarina, Brasil, geraldolocks@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-8361-1656
  • Josilaine Antunes Pereira Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC ), Lages, Santa Catarina, Brasil, antunesjo@hotmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.48951

Resumo

Esse artigo refere-se a uma pesquisa realizada nas Instituições de Ensino Superior (IES) de Santa Catarina sobre a inclusão de gênero, sexualidade e diversidade na Estrutura Curricular de Cursos de Licenciaturas e de Pós-Graduação em Educação. O referencial teórico abarca os/as autoras/es como Scott (1995), Louro (1997), Grossi (1998) e Beauvoir (1980). Trata-se de uma pesquisa documental numa abrangência de 167 IES contabilizando os seus respectivos polos. Dessas Instituições pesquisadas, 53 apresentam disciplina sobre o foco da pesquisa nos Cursos de Licenciatura e em 12 delas a temática é apresentada nos Cursos de Pós-Graduação em Educação. Os dados demonstram que apesar de retrocessos como a exclusão da categoria gênero em alguns Planos Municipais, Estaduais e o Nacional de Educação, da aprovação de Projetos de Lei da Escola sem Partido, a discussão de gênero e sexualidade resiste e faz-se presente significativamente nas IES no Estado de SC.

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Biografia do Autor

Mareli Eliane Graupe, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC ), Lages, Santa Catarina, Brasil, marelieliane@gmail.com

Geraldo Augusto Locks, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC ), Lages, Santa Catarina, Brasil, geraldolocks@gmail.com

Josilaine Antunes Pereira, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC ), Lages, Santa Catarina, Brasil, antunesjo@hotmail.com

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Publicado

2019-02-01

Como Citar

ELIANE GRAUPE, M. .; AUGUSTO LOCKS, G. .; ANTUNES PEREIRA, J. . Políticas públicas de gênero em Santa Catarina: uma análise dos currículos de graduação e pós-graduação . Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 3, p. 725–738, 2019. DOI: 10.5216/ia.v43i3.48951. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48951. Acesso em: 19 abr. 2024.