GÊNERO, SEXUALIDADE E ESCOLA: POR UMA EDUCAÇÃO PLURAL

  • Ravelli Henrique Souza Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Marta Regina Furlan de Oliveira Pós Doutora em Filosofia da Educação: Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutora em Educação: Universidade Estadual de Maringá – Maringá, Paraná. Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Líder do GEPEI/CNPQ – Grupo de Pesquisa em Educação e Infância e Pesquisadora do GEPAE/CNPQ – Grupo de Estudos e Pesquisa em Arte e Educação.
  • Isaias Batista de Oliveira Junior Universidade Estadual do Paraná

Resumo

Este artigo objetiva compreender as atribuições de papéis, relações de gênero e poder envolvidas pela produção de corpos disciplinados nos espaços formativos educacionais. O estudo se justifica pela necessidade de investigação dos conceitos de Gênero, Sexo, Sexualidade, compreendendo o processo de como os corpos de meninos e meninas são educados na escola, pela identificação e reprodução dos papéis sociais. A metodologia é um estudo teórico de referenciais que se dedicam ao estudo sobre gênero na escola. Como resultado, os profissionais educacionais devem compreender esses mecanismos disciplinares frequentemente utilizados nas instituições de ensino, a fim de que propiciar estratégias emancipatórias na construção de uma escola formadora e interceptora de tempo/espaço de liberdade, autonomia e diversidades. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ravelli Henrique Souza, Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Graduado em Educação Física Licenciatura – Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Trabalho Pedagógico na Educação Infantil e aluno do curso de Pós-Graduação em Educação Inclusiva pela mesma Unviersidade.
Isaias Batista de Oliveira Junior, Universidade Estadual do Paraná

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho". Professor Colaborador na Universidade Estadual do Paraná.

Publicado
04-11-2020
Como Citar
Souza, R. H., Oliveira, M. R. F. de, & Junior, I. B. de O. (2020). GÊNERO, SEXUALIDADE E ESCOLA: POR UMA EDUCAÇÃO PLURAL. Revista Inter Ação, 45(2), 463-476. https://doi.org/10.5216/ia.v45i2.48935