Trajetórias das juventudes populares – vidas mambembes que se resignificam em seus cotidianos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v43i2.45914

Resumo

As análises deste estudo antropológico revelam, em diálogo constante com outras pesquisas relacionadas ao trabalho e à educação, as incertezas da sociedade atual, as formas diluídas das organizações produtivas de atividade humana no âmbito de uma sociedade regida pelo capital, dentre outros elementos que subjazem ao que podemos chamar de trajetórias mambembes de possibilidades, acesso e ascensão. Em nosso caso, das juventudes populares estudantes de EJA – Educação de Jovens e Adultos, com trabalhos precarizados. Ressalta-se ainda a importância do associativismo dessas juventudes, por meio de coletivos e movimentos sociais como forma de resistência e de sobrevivência social e, principalmente, física, no bojo de uma sociedade marcada pelas mais intensas e perversas desigualdades.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Noelia Rodrigues Pereira Rego, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) , Rio de Janeiro, Brasil, noeliarpr@hotmail.com

Downloads

Publicado

2018-08-31

Como Citar

RODRIGUES PEREIRA REGO, N. . Trajetórias das juventudes populares – vidas mambembes que se resignificam em seus cotidianos. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 2, p. 568–582, 2018. DOI: 10.5216/ia.v43i2.45914. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/45914. Acesso em: 24 abr. 2024.