O DIÁLOGO TRANSFORMADOR A PARTIR DA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA DE PAULO FREIRE

Autores

  • Ernesto Ferreira Galli Universidade Federal de São Carlos
  • Fabiana Marini Braga Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.44030

Palavras-chave:

diálogo, democracia, educação, unidade na diversidade

Resumo

O presente trabalho se caracteriza por uma pesquisa bibliográfica que pretendeu responder a um dos objetivos da dissertação de mestrado “O diálogo em Paulo Freire: uma análise a partir da Pedagogia do oprimido e da Pedagogia da esperança”, referente ao conceito de diálogo na Pedagogia da esperança. Para a sua realização foi utilizada a metodologia de analise de conteúdo que foi elaborada a partir das palavras e trechos que se relacionaram com os radicais dial. e diál. durante toda a obra. O diálogo na Pedagogia da esperança apresenta características que representam o contexto e a vivência do autor na escrita da Pedagogia do Oprimido e da referida obra aqui abordada, definindo-se como a grande transformação do mundo por meio da democracia, da unidade na diversidade, da/o professora/a, da consciência, do aprendizado e do silêncio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ernesto Ferreira Galli, Universidade Federal de São Carlos

Ernesto Ferreira Galli é doutorando do Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Federal de São Carlos(UFSCar). Mestre em Educação 2015 (UFSCar). Graduado em Pedagogia 2011 (UFSCar)

Fabiana Marini Braga, Universidade Federal de São Carlos

Fabiana Marini Braga é professora adjunta do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos (DTPP/UFSCar). Doutora em educação 2007 (UFSCar)

Downloads

Publicado

2017-06-09

Como Citar

GALLI, E. F.; BRAGA, F. M. O DIÁLOGO TRANSFORMADOR A PARTIR DA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA DE PAULO FREIRE. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 42, n. 1, p. 051–068, 2017. DOI: 10.5216/ia.v42i1.44030. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/44030. Acesso em: 24 abr. 2024.