PAULO FREIRE E GERT BIESTA: UM DIÁLOGO FECUNDO SOBRE A EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM

  • Alexandre Anselmo Guilherme PUCRS
  • Ana Lucia Souza de Freitas UNISINOS
Palavras-chave: Paulo Freire, Gert Biesta, risco, learnification, aprenderismo

Resumo

A aproximação entre Paulo Freire e Gert Biesta foi realizada a partir de estudos bibliográficos, tendo como foco a compreensão de ambos acerca das relações entre risco e educação. Por que é importante compreender (e exercer) a educação como risco? Qual a função dos educadores que assumem a educação como risco? São os questionamentos que orientam o desenvolvimento do estudo realizado, o qual proporcionou a compreensão de que o conceito de learnification, traduzido como aprenderismo, e a concepção de educação como risco são relevantes proposições do pensamento de Gert Biesta que contribuem para a atualização e recriação do pensamento freireano diante dos desafios contemporâneos, como o de reinventar a linguagem da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Anselmo Guilherme, PUCRS

Professor Doutro Alexandre Guilherme

Lider do Grupo de Pesquisa GruPEV, Grupo de Estudos em Educacao e Violencia, Cadastrado no CNPq

PhD em Filosofia, University of Edinburgh, Reino Unido

Ana Lucia Souza de Freitas, UNISINOS

PPGEdu

PHD em Educacao Liverpool Hope University, Reino Unido

Publicado
09-06-2017
Como Citar
Guilherme, A., & Souza de Freitas, A. L. (2017). PAULO FREIRE E GERT BIESTA: UM DIÁLOGO FECUNDO SOBRE A EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM. Revista Inter Ação, 42(1), 069-086. https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.44003