PAULO FREIRE E GERT BIESTA: UM DIÁLOGO FECUNDO SOBRE A EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Alexandre Anselmo Guilherme, Ana Lucia Souza de Freitas

Resumo


A aproximação entre Paulo Freire e Gert Biesta foi realizada a partir de estudos bibliográficos, tendo como foco a compreensão de ambos acerca das relações entre risco e educação. Por que é importante compreender (e exercer) a educação como risco? Qual a função dos educadores que assumem a educação como risco? São os questionamentos que orientam o desenvolvimento do estudo realizado, o qual proporcionou a compreensão de que o conceito de learnification, traduzido como aprenderismo, e a concepção de educação como risco são relevantes proposições do pensamento de Gert Biesta que contribuem para a atualização e recriação do pensamento freireano diante dos desafios contemporâneos, como o de reinventar a linguagem da educação.


Palavras-chave


Paulo Freire, Gert Biesta, risco, learnification, aprenderismo

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DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.44003

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