Trabalho e inserção no mundo da vida: significados para os desafios da educação ambiental diante do crescimento da urbanidade*

Autores

  • Vários Autores Vários Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v33i1.4243

Resumo

os estudos sobre percepção ambiental raramente tratam das vivências cotidianas, do lazer e do trabalho, que moldam os modos de viver e possibilitam a construção de concepções e de laços topofílicos que fundamentam a relação com o lugar habitado. No presente trabalho, discutimos a razão tecno-cientí- fica da modernidade e o distanciamento do mundo vivido e da natureza como conseqüências diretas das mudanças na vida e no trabalho dela derivadas, e avançamos para a descrição de uma realidade rural concreta, destacando possíveis significados da preservação da relação espaço-trabalho de moradores do entorno do Parque estadual da serra de Caldas–Goiás. Adotamos, para tanto, o referencial teórico da fenomenologia e algumas considerações antroposóficas, críticas e da educação estética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-07-09

Como Citar

VÁRIOS AUTORES, V. A. Trabalho e inserção no mundo da vida: significados para os desafios da educação ambiental diante do crescimento da urbanidade*. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 33, n. 1, p. 71–86, 2008. DOI: 10.5216/ia.v33i1.4243. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4243. Acesso em: 28 mar. 2024.