Educação ambiental no livro didático brasileiro*

Autores

  • Maria Glória Faria Nunes Santos

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v33i1.4242

Resumo

Neste artigo apresenta-se um estudo exploratório que tem por objetivo analisar a contribuição do livro didático para a educação ambiental brasileira. Para tal fim, foi feita a análise de conteúdo dos livros-texto das disciplinas de História, Língua Portuguesa, Geografia e Ciências, da 4ª série do ensino fundamental, relacionados nos guias do Programa Nacional do Livro Didático, do Ministério da Educação, referentes ao triênio 2004-2006. A maioria dos livros analisados apresenta elementos de educação ambiental, principalmente em relação às externalidades negativas do desenvolvimento, e muitos deles apontam para uma educação emancipatória, ética e planetária. Mas ainda não é possível afirmar que são instrumentos satisfatórios para a formação da cidadania ambiental ou para a implantação de um modelo sustentável de desenvolvimento.

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Publicado

2008-07-09

Como Citar

SANTOS, M. G. F. N. Educação ambiental no livro didático brasileiro*. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 33, n. 1, p. 49–70, 2008. DOI: 10.5216/ia.v33i1.4242. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4242. Acesso em: 25 abr. 2024.