PARA ALÉM DA FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS: UMA PROPOSTA DE HISTORICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ESTUDO DA FÍSICA E NA FORMAÇÃO DOCENTE NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Maria Auxiliadora Delgado Machado Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UINIRIO Professor Adjunto
  • Carmen Irene Correia de Oliveira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO Professor Adjunto
  • Guaracira Gouvêa de Sousa Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO Professor Adjunto

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41931

Palavras-chave:

ensino de ciências – formação de professores – transposição didática

Resumo

Problematizamos a condição da historicidade de alguns conceitos científicos na disciplina de física em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas como  estratégia de tranposição didática dos conteúdos. Tal estratégia cumpriu um duplo objetivo  tanto no que se refere a compreensão dos conteúdos dos licenciandos na disciplina, bem como na reflexão sobre suas práticas docentes já no estágio supervisionado. A partir de respostas e representações em forma de desenhos de conceitos sobre a queda dos corpos percebeu-se a necessidade de uma explicação pautada nas ideias desenvolvidas por Aristóteles, Buridan e Galileu. O contato com o processo de produção do conhecimento científico em diferentes épocas da história da ciência além de desconstruir erros antigos na formação dos licenciandos, fornece uma nova ferramenta pedagógica a ser incorporada em suas práticas docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Delgado Machado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UINIRIO Professor Adjunto

Professora de Física no Departamento de Ciências Naturais do Instituto de Biociências da UNIRIO

Membro do  Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIRIO atuando na linha de práticas educativas, com interesse especial em ensino de ciências, formação de professores, relação ciência e arte.

Carmen Irene Correia de Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO Professor Adjunto

Carmen Irene Correia de Oliveira é graduada em Letras (Português- -Francês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Memória Social e Documento pela mesma Universidade e Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNRIO, sendo Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (UNIRIO). Desenvolve pesquisas no âmbito da educação, nas temáticas de educa- ção/cultura/divulgação científica; educação científica e imagens fixas e em movimento; memória e imagem, com discussões ancoradas nas relações entre ciência, tecnologia e sociedade. E-mail: irenecor2004@gmail.com

Guaracira Gouvêa de Sousa, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO Professor Adjunto

Guaracira Gouvêa de Sousa é graduada em Física pela Universidade de São Paulo (licenciatura) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (bacharelado), mestre em Filosofia da Educação pela Fundação Getúlio Vargas e doutora em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, é Professora Associada I da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação desta instituição; pesquisadora credenciada/docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação não formal, mídias e educação à distância, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em ciências, linguagens/imagens, museu de ciências e formação de professores presencial e à distância.

Downloads

Publicado

2016-12-19

Como Citar

DELGADO MACHADO, M. A.; CORREIA DE OLIVEIRA, C. I.; DE SOUSA, G. G. PARA ALÉM DA FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS: UMA PROPOSTA DE HISTORICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ESTUDO DA FÍSICA E NA FORMAÇÃO DOCENTE NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 41, n. 3, p. 671–690, 2016. DOI: 10.5216/ia.v41i3.41931. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41931. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensino de ciências naturais e de matemática