A TECNOLOGIA COMO PROBLEMA NA EDUCAÇÃO CTS: ANÁLISES DE UMA OFICINA DE LEITURA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Autores

  • Bethania Medeiros Geremias UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)
  • Suzani cassiani Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41882

Palavras-chave:

Educação CTS. Formação de professores. Tecnologia. Papel

Resumo

Resumo: A partir de uma Perspectiva Discursiva em Educação CTS, investigamos os sentidos sobre tecnologia produzidos durante a análise conjunta de uma animação educativa sobre a origem e produção do artefato papel, realizada com integrantes do grupo Observatório da Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina – Ciências. Na análise desse processo, percebemos a materialização, no discurso dos sujeitos da pesquisa, de questões debatidas nos estudos CTS, tais como: i) problema x solução tecnológica; ii) leitura salvacionista x destrutiva da tecnologia; iii) silenciamentos das relações CTS. Em síntese, a pesquisa proporcionou elementos para problematizar e compreender o que é dito, mas, também, os silêncios sobre tecnologia e suas questões, contribuindo para pensar o desenvolvimento de temas tecnológicos na formação de professores de Ciências.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bethania Medeiros Geremias, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)

Professora Adjunta A, Nível I, do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV)Doutora e Mestre em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT-UFSC). Doutorado Sanduíche na Université de Dijon e Mestrado em Ciências da Educação pela Université de Nantes. Pedagoga: Orientação Educional e Magistério das Séries Iniciais, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Suzani cassiani, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora associada II no Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista produtividade PQ do CNPq - 1D.  Líder do Grupo de Pesquisa Discursos da Ciência e da Tecnologia na Eduação (DICITE) do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. Coordenadora do Programa de Qualificação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa da CAPES, em Timor-Leste. Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Realizou pós doutoramento (estágio senior) financiado pela CAPES, no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Downloads

Publicado

2016-12-19

Como Citar

GEREMIAS, B. M.; CASSIANI, S. A TECNOLOGIA COMO PROBLEMA NA EDUCAÇÃO CTS: ANÁLISES DE UMA OFICINA DE LEITURA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 41, n. 3, p. 743–762, 2016. DOI: 10.5216/ia.v41i3.41882. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41882. Acesso em: 18 abr. 2024.