MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS NA INTERPRETAÇÃO DE EXPERIMENTAÇÕES INVESTIGATIVAS: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA

Autores

  • Roseli Pacheco Schnetzler Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP
  • Lenice Heloisa Arruda Silva Universidade Federal de Grande Dourados - UFGD
  • Thiago Antunes-Souza Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41880

Palavras-chave:

Mediação Pedagógica, Experiência Investigativa, Elaboração Conceitual, Formação Docente em Química

Resumo

O presente trabalho propõe uma estratégia didática que articula a importância de mediações pedagógicas com a organização de ideias químicas envolvidas em um experimento, segundo os três níveis do conhecimento químico (fenomenológico, representacional e teórico-conceitual). Esta estratégia foi desenvolvida junto a trinta futuros professores de Química, visando ensiná-los a como abordar e explorar experiências investigativas, contradizendo que a experimentação comprova a teoria, e evidenciando a importância da interlocução professor-aluno como mediação de negociação de significados. Nesta, a palavra docente orienta, deliberadamente, o pensamento dos alunos, auxiliando-os no processo interpretativo da experiência e de sua mediação no processo de elaboração de conceitos químicos altamente abstratos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roseli Pacheco Schnetzler, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

Licenciada, bacharel em Química e especialista em Fotoquímica Orgânica pelo Instituto de Química da USP, São Paulo. Mestre em Metodologia de Ensino pela Faculdade de Educação da UNICAMP. PhD em Educação Química pela Universidade de East Anglia, Inglaterra. Docente da Faculdade de Educação da UNICAMP (1977-1996) e professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) desde 1997. 

Lenice Heloisa Arruda Silva, Universidade Federal de Grande Dourados - UFGD

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Doutorado em educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2004). Professora Adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados. Professora do Mestrado em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Thiago Antunes-Souza, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

Licenciado em Química pela UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba) e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma IES.

Downloads

Publicado

2016-12-19

Como Citar

SCHNETZLER, R. P.; ARRUDA SILVA, L. H.; ANTUNES-SOUZA, T. MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS NA INTERPRETAÇÃO DE EXPERIMENTAÇÕES INVESTIGATIVAS: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 41, n. 3, p. 585–604, 2016. DOI: 10.5216/ia.v41i3.41880. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41880. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino de ciências naturais e de matemática