O USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO ENSINO DE IMUNOLOGIA PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DE NÍVEL MÉDIO

Autores

  • Karina Alves de Toledo UNESP-ASSIS
  • Gabriela Stella Mazali UNESP-ASSIS
  • Juliana Alves Pegoraro UNESP-ASSIS
  • Jaqueline Orlando UNESP-ASSIS
  • Daniel Manzoni de Almeida GEPEB/FE-USP FMU

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41819

Palavras-chave:

história em quadrinhos, ensino de imunologia, ensino de biologia

Resumo

Ensinar imunologia no ensino médio ainda é um desafio. Como podemos trabalhar os diferentes tipos de células e moléculas que compõem o sistema imunológico em aulas de biologia? Aqui, avaliamos o uso de história em quadrinhos com temática de imunologia  nas aulas de biologia. Nossos resultados mostraram que o uso de histórias em quadrinhos ajudou na abordagem do assunto imunologia com o reconhecimento de diferentes tipos celulares e moléculas pelos estudantes. Em conclusão, o uso de histórias em quadrinho, nas aulas de biologia pode auxiliar na abordagem e discussão de temas complexos como os de imunologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Alves de Toledo, UNESP-ASSIS

Doutora em Imunologia. Docente da Faculdade de Ciências e Letras de Assis, UNESP – Univ Estadual Paulista, São Paulo, Brasil. Tem interesse na área de Imunologia básica e aplicada, Ensino de Ciências e tecnologias

Gabriela Stella Mazali, UNESP-ASSIS

Graduanda do curso de Engenharia Biotecnológica da Faculdade de Ciências e Letras de Assis, UNESP – Univ Estadual Paulista, São Paulo, Brasil. Tem interesse na área de Imunologia e Biotecnologia.

Juliana Alves Pegoraro, UNESP-ASSIS

Graduanda do curso de Engenharia Biotecnológica da Faculdade de Ciências e Letras de Assis, UNESP – Univ Estadual Paulista, São Paulo, Brasil. Tem interesse na área de Imunologia e Biotecnologia.

Jaqueline Orlando, UNESP-ASSIS

Graduanda do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências e Letras de Assis, UNESP – Univ Estadual Paulista, São Paulo, Brasil. Tem interesse na área de Imunologia e Biotecnologia.

Daniel Manzoni de Almeida, GEPEB/FE-USP FMU

Doutor em Ciências Biológicas. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Biologia (GEPEB) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Docente da  Núcleo da Saúde e Biológicas da Faculdade Metropolitas Unidas (FMU), São Paulo, Brasil. Tem interesses na area de Ensino de Biologia, Ensino de Imunologia, Ensino de Ciências, Ensino de Filosofia da Ciências.

Downloads

Publicado

2016-12-19

Como Citar

ALVES DE TOLEDO, K.; MAZALI, G. S.; PEGORARO, J. A.; ORLANDO, J.; ALMEIDA, D. M. de. O USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO ENSINO DE IMUNOLOGIA PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DE NÍVEL MÉDIO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 41, n. 3, p. 565–584, 2016. DOI: 10.5216/ia.v41i3.41819. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41819. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino de ciências naturais e de matemática