LUDICIDADE NO ENSINO DA NORMALIDADE EM UM AMBIENTE FLORESTAL

Autores

  • Otacílio Antunes Santana Universidade Federal de Permambuco Centro de Biociências Departamento de Biofísica e Radiobiologia
  • Yekaterina Petrova Faculdade de Estudos Educacionais, Universidade Estatal de Moscou

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41502

Palavras-chave:

Pedagogia Explícita. Jogo-Problema. Alfabetização Científica. Didática da Matemática.

Resumo

A intenção desse trabalho foi aplicar a pedagogia explícita lúdica em um contexto florestal a buscar a consolidação do conhecimento sobre o estudo da normalidade e a teia interdisciplinar que o conteúdo requer para sua compreensão. O jogo pré-determinado se baseou na amostragem de dados biométricos florestais por grupos de alunos do ensino médio, em que o primeiro grupo que atingissem a distribuição normal (D´Agostino K2) no conjunto de dados coletados, ganhava a rodada. Alunos da licenciatura foram os supervisores e condutores dos grupos. Após o planejamento, a interação lúdica e as avaliações, a vertente pedagógica utilizada mostrou ser um caminho para o engajamento motivacional e para a consolidação do conhecimento na teia interdisciplinar e transdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otacílio Antunes Santana, Universidade Federal de Permambuco Centro de Biociências Departamento de Biofísica e Radiobiologia

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas (Pontifícia Universidade Católica de Goiás), Mestre e Doutor em Ciências Florestais (Universidade de Brasília). Atualmento é Professor Adjunto na Unversidade Federal de Pernambuco.

Yekaterina Petrova, Faculdade de Estudos Educacionais, Universidade Estatal de Moscou

Graduação em Ciências Humans e Sociais (Universidade Estatal de Moscou)

Doutorado em Estudos Educacionais (Universidade Estatal de Moscou)

Pesquisadora Associada (Universidade Estatal de Moscou)

Downloads

Publicado

2016-12-19

Como Citar

SANTANA, O. A.; PETROVA, Y. LUDICIDADE NO ENSINO DA NORMALIDADE EM UM AMBIENTE FLORESTAL. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 41, n. 3, p. 525–544, 2016. DOI: 10.5216/ia.v41i3.41502. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41502. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino de ciências naturais e de matemática